Covid-19: Há um surto com 46 casos positivos em Beja.


O Município tem agora 67 casos ativos. Os dados foram revelados na manhã deste sábado pela autarquia de Beja.

A Câmara Municipal de Beja (CMBeja) revelou na manhã deste sábado que foram detetados 46 novos casos de covid depois de uma testagem massiva efetuada ontem no Bairro das Pedreiras, um aglomerado populacional de pessoas de etnia cigana.

De acordo com os dados divulgados na página de facebook da edilidade bejense, o Município que tinha 23 casos ativos, apresenta hoje um total de 67 casos, depois de duas pessoas terem sido dadas como recuperadas.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), as Autoridades de Saúde Públicas decidiram fazer uma testagem aos habitantes do Bairro das Pedreiras, onde vivem mais de 700 pessoas, entre moradores em casas de alvenaria que estiveram na génese de construção do espaço e muitos outros, considerados itinerantes e que foram construindo “casas” em chapa e madeira.

De acordo com os dados revelados pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), entre as 00,00 horas do dia 14 de abril e até às 23,59 horas do dia 21, foram registados 19 novos casos, faltando conhecer os dados do relatório relativo a quinta e sexta-feira. No total, o Município de Beja registava um total de 2295 casos no dia 24 e 2314 no dia 21 e à falta de dados dos dois últimos dias, apresenta 65 novos casos o que dá uma incidência de 195 casos por 100.000 habitantes,

A publicação de novos dados por parte da Direção-Geral de Saúde (DGS) sobre a incidência de casos, deverão ser conhecidos no próximo dia 30 de abril e dizem respeitos ao número de novos casos registados entre 14 e 27 de abril e a manter-se a situação, pode acontecer que o concelho de Beja retroceda nas medidas de desconfinamento.

Recorde-se que na anterior de resultados e das medidas decertadas pelo Governo, o concelho de Beja apresentava um rácio de 122 casos, mas a reclamação da Câmara de Beja, levou a que a DGS reconhecesse um erro no cálculo dos números o que levou a que o Município tenha avançado para a 3ª fase do desconfinamento.

Recorde-se que no passado dia 26 de março a PSP de Beja (na foto) colocou fim a uma tentativa de realizar duas festas naquele local, um casamento e uma festa de aniversário.

Apesar das tentativas não foi possível o contato com o presidente da autarquia Paulo Arsénio, para perceber que medidas, em conjunto com a Autoridade de Saúde Pública, vão ser tomadas para controlar o surto detetado naquele bairro.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg