Serpa (muito elevado) e Mértola (elevado) agravaram os números de casos positivos de covid-19 e agravaram o seu nível de risco do Estado de Emergência a partir da próxima quarta-feira.
O Governo, no site dedicado ao combate à pandemia da Covid-19 (https://covid19estamoson.gov.pt/lista-de-concelhos-nivel-de-risco/), colocou a lista dos níveis de risco em que se encontrarão cada um dos concelhos do território Continental a partir das 00h00 de 9 de dezembro, data em que entra em vigor o novo Estado de Emergência.
Relativamente aos dados de 1 de dezembro, há dois concelhos do distrito de Beja que agravaram o nível de posicionamento na lista de risco do covid-19, dois que mantiveram o mesmo escalão e um que melhorou de nível. Serpa passou de “elevado” para “muito elevado” onde já se encontrava o Município de Cuba. Em risco “elevado”, onde se posicionavam Barrancos e Odemira, surge também Mértola, enquanto que Castro Verde passou para o primeiro e mais baixo nível, o “moderado”, onde estão os restantes oito municípios.
Ranking de risco de covid-19
Extremamente elevado: sem registo, Muito elevado: Cuba e Serpa, Elevado: Barrancos, Mértola e Odemira e Moderado: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Moura, Ourique e Vidigueira.
De lembrar que, este sábado, numa declaração ao país, o primeiro-ministro revelou que nos fins-de-semana de 12 e 13 e 19 e 20 de dezembro, manter-se-á a “proibição de circulação na via pública a partir de 13 horas nos concelhos de risco muito elevado e extremo”
A “estratégia” para este mês é ainda a de “prolongamento das medidas” atualmente em vigor até 24 e 25, com uma “menor intensidade das restrições nos dias 24, 25 e 1 e manter ainda o mesmo nível de restrições” nos dias seguintes.
Os dados de sábado, 5 de dezembro, da ULSBA
Este dados revelam que até às 00,00 horas de sexta-feira, 4 de dezembro (Relatório diário 05_12_20), a situação mais preocupante é a do concelho de Serpa onde se registam 87 casos, o que corresponde a 38,5% dos positivos, tendo quase o dobro de Beja que tem 45 casos.
Foram registados 11 novos casos de vocid-19, num total de 221, nos treze concelhos, exceto Odemira, na área de atuação da ULSBA, sendo que desde o início da pandemia de covid-19 há o registo de 1269 casos, existindo 16 pessoas internadas na enfermaria covid-19 e 3 na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.
Da totalidade de casos registados, Serpa é o concelho onde se verifica o maior número de positivos, num total de 87, o que corresponde a 38,5% dos casos, seguido de Beja com 45, Castro Verde e Mértola com 21 cada e Cuba com 11 casos.
Abaixo de dezena de casos positivos estão Vidigueira com 7, Almodôvar com 6, Barrancos, Ourique e Moura com 6 cada, Ferreira do Alentejo com 4, Aljustrel com 3 e Alvito com 1 caso.
No número total de casos, 1269 registados desde março, Beja tem 497, Serpa regista 193, Moura com 179, Cuba tem 85, Ourique com 60, Mértola regista 59 e Ferreira do Alentejo com 51. Com menos de meia centena de casos surgem os concelhos de Castro Verde com 42, Aljustrel com 40, Almodôvar com 25, Vidigueira com 21, Barrancos com 14 e Alvito com 3.
Quanto há mortes, já se registaram 38 óbitos, sendo que o concelho de Beja é o que regista maior número de vítimas mortais no total de 21, 17 dos quais em lares, sendo que 12 ocorreram com utentes da Mansão de São José. Em Moura há o registo de 4 óbitos, depois surgem Almodôvar, Castro Verde, Cuba, Ourique e Serpa com dois casos cada e Aljustrel, Mértola, Vidigueira com um óbito cada. Em Alvito, Barrancos e Ferreira do Alentejo ainda não se registou qualquer óbito.
Teixeira Correia
(jornalista)