Cristóvão Colombo: ADN revela que era judeu e espanhol.


O mistério secular sobre a nacionalidade de Cristóvão Colombo foi desvendado por cientistas num documentário televisivo espanhol após análises de ADN.

De acordo com o “Columbus DNA: His True Origin”, um programa transmitido pela emissora nacional RTVE no sábado para assinalar a celebração do dia nacional de Espanha e celebrar a chegada de Colombo ao Novo Mundo, Cristóvão Colombo era judeu e espanhol. 

De acordo com o jornal britânico “The Guardian”, uma equipa de investigadores, liderados pelo perito forense Miguel Lorente testaram pequenas amostras de restos mortais enterrados na Catedral de Sevilha, há muito marcada pelas autoridades locais como o último local de descanso de Colombo, e comparou-os com os de familiares e descendentes conhecidos.

Os resultados mostraram que os restos mortais em Sevilha pertencem, de facto, ao explorador.

Enigma histórico

Colombo morreu aos 55 anos na cidade de Valladolid, no noroeste de Espanha, em 1506, mas desejava ser sepultado na ilha de Hispaniola, hoje partilhada pela República Dominicana e pelo Haiti. Os seus restos mortais foram para lá levados em 1542, trasladados para Cuba em 1795 e, depois para Sevilha em 1898.

Há muito tempo que os países discutem as origens e o local de descanso final de Colombo, que liderou as expedições financiadas pelos espanhóis a partir da década de 1490, abrindo caminho para a conquista europeia das Américas.

Muitos historiadores questionaram a teoria tradicional de que Colombo era natural de Génova, no noroeste de Itália. Outras teorias variavam entre ser português, judeu espanhol, grego, basco, irlandês e sueco.

Além disso, a República Dominicana que afirma ser a anfitriã do corpo do explorador, tendo um mausoléu dedicado na capital, Santo Domingo. Isto porque, em 1877, trabalhadores encontraram um caixão de chumbo enterrado atrás do altar de uma catedral em Santo Domingo com uma coleção de fragmentos de ossos que o país diz pertencer a Colombo. Segundo Lorente, isto pode ser também verdade, uma vez que os dois conjuntos de ossos estão incompletos.

Notícia: Lidador Notícias/ Jornal de Notícias


Share This Post On
468x60.jpg