Cuba: Bombeiros entregam fundos às famílias dos voluntários sinistrados.


Famílias dos dois Bombeiros de Cuba vítimas do incêndio de Castro Verde recebem ajuda monetária da recolha de donativos promovida pela Federação de Bombeiros.

A Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cuba (AHBVC), em colaboração com a Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja, fizeram a entrega do montante angariado com a recolha de donativos para apoio aos operacionais sinistrados no incêndio de Castro Verde, em montantes iguais de 2 000,00 € (dois mil euros) ao Bombeiro Carlos Heleno e à família do Bombeiro Carlos Carvalho.

Estiveram presentes no ato os presidentes da entidade angariadora, Domingos Fabela, da AHBV de Cuba, Filipe Chora, os Comandantes dos Bombeiros Voluntários de Cuba, José Galinha e dos Bombeiros Voluntários de Ourique, Mário Batista, este em representação dos restantes 13 comandantes das corporações do distrito de Beja.

Registe-se também a presença de alguns operacionais do seu corpo de bombeiros que tiveram a iniciativa da angariação e da criação do filme que a acompanhou, entre outros elementos dos órgãos sociais de ambas as instituições.

A AHBVC aproveito o ato para “agradecer a todos os que se envolveram nesta iniciativa e aproveita para informar que tudo estamos a fazer, em coordenação com a Liga dos Bombeiros Portugueses, para apoiar o Bombeiro Carlos Heleno e a sua família durante o período de recobro, bem como a família do Bombeiro Carlos Carvalho, infelizmente falecido na sequência do incidente”.

Carlos Carvalho faleceu em 30 de julho

Durante o fogo de grandes dimensões, que deflagrou em áreas de mato e seara perto de Casével (Castro Verde), o bombeiro ficou ferido no combate às chamas, tendo falecido a 30 de julho numa unidade hospitalar em Lisboa. Carlos Carvalho, de 40 anos, apresentava queimaduras de 2º e 3º graus e acabou por não resistir aos ferimentos.


Carlos Heleno teve alta hospitalar em 2 de setembro

Carlos Heleno estava internado há mais de um mês. Um outro operacional morreu na sequência do mesmo incêndio.

Carlos Heleno, o bombeiro que ficou ferido durante o combate a um incêndio em Castro Verde, recebeu alta do hospital Santa Maria, em Lisboa, na manhã de 2 de setembro. O operacional, que chegou a estar em coma, esteve internado durante mais de um mês e meio.

Fogo a 13 de julho no concelho de Castro Verde

O fogo chegou a mobilizar mais de 160 operacionais apoiados por 60 veículos e provocou ainda ferimentos em mais três bombeiros de Cuba, Castro Verde e Ferreira do Alentejo.

Teixeira Correia

(jornalista)

 


Share This Post On
468x60.jpg