A informação posta a correr de que João Português, presidente da Câmara Municipal de Cuba, se teria demitido de militante e dos cargos que desempenhava no PCP, não se confirmam. Autarca e partido desmentem a situação.
Em causa estaria uma eventual abordagem/convite feito ao edil, que já não pode voltar a recandidatar-se à liderança dom Município de Cuba, por ter atingido o limite de mandatos, para ser o cabeça de lista da CDU na corrida à Câmara Municipal de Beja, nas Autárquicas de 2025, que não se teria concretizado.
É dada conta na informação do descontentamente do autarca, que teria deixado de ser militante do PCP e apresentado a demissão da Concelhia de Cuba e também da Dorbe do partido.
Colocado perante a saída dos cargos, João Português esclareceu que “Não, não é verdade hoje (ontem) até tenho reunião da concelhia”, justificou
Quanto ao cenário de abordagem/convite para liderar a lista da CDU nas Autárquicas de 2025 em Beja, o autarca cubense referiu: “Sei que o meu nome esteve em discussão o que acaba por ser normal, mas também houve outros nomes em cima da mesa. A decisão da concelhia de Beja recaiu sobre o Vítor num processo normal de decisão”, rematou.
Também o Gabinete de Imprensa negou que tivesse existido qualquer saída por parte do edil: “A questão que coloca não corresponde à verdade. João Português não só é militante do PCP e um reconhecido e prestigiado autarca eleito pela CDU, como integra a Comissão Concelhia de Cuba e a Direção da Organização Regional de Beja do PCP”, remataram.
Recorde-se que no passado dia 11 de dezembro, a Coligação Democrática Unitária-CDU, tornou público que nas Eleições Autárquicas de 2025, Vítor Picado é o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Beja.
Na terça-feira, o Lidador Notícias revelou que João Duarte Palma, presidente da Assembleia Municipal de Cuba, vai ser o candidato da CDU à presidência do Município nas eleições Autárquicas de 2025.
Teixeira Correia
(jornalista)