Cuba: Pedro Primo, forcado dos Amadores de Cuba, faleceu no Hospital Curry Cabral.
Faleceu esta madrugada no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde fora submetido a uma intervenção cirúrgica, Pedro Primo, o forcado que fora colhido na tarde de sábado no decurso da corrida de toiros da Feira Anual de Cuba.
Dada a gravidade do seu estado de saúde, Pedro Primo, de 25 anos, foi ao início da tarde de segunda-feira evacuado de helicóptero do Hospital de Beja, para a unidade hospitalar lisboeta. Segundo o blog, “forcadoamador” que se publica a partir de Beja, a intervenção a que jovem foi submetido, foi realizada pela equipa liderada pelo conceituado médico Eduardo Barroso, tendo conseguido “estancar a hemorragia e recuperado o fígado, não tendo sido necessário realizar transplante” e a situação clinica de Pedro era tida como de “evolução positiva”.
Quando se pensava que o “pior tinha passado” eis que surge a notícia do desenlace fatal e a perda da vida de um Homem na “flor da idade”.
Natural de Cuba, o jovem fazia a despedida do Grupo de Forcados Amadores da sua terra natal e das arenas. Escolhido para pegar o segundo toiro da corrida, da ganadaria de Jorge de Carvalho, Pedro não teve sucesso. Após três tentativas de dura investida do animal, o jovem forcado foi transportado, em estado considerado como muito grave, para o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, onde lhe foi diagnosticada uma fratura do fígado, com hemorragias internas.
Depois de dois dias sem grandes alterações no estado de saúde, os responsáveis clínicos do Hospital de Beja decidiram transferir a vítima para a unidade lisboeta. Pedro Primo foi transportado para a Base Aérea nº. 11, em Beja, onde o helicóptero do INEM sediado em Évora, transportou o forcado para Lisboa.
Na noite de segunda-feira centenas de amigos, focados e aficionados, juntaram-se num Cordão Humano, em redor da Igreja Matriz de Cuba, numa oração de apoio e recuperação de Pedro Primo, que afinal teve um desfecho trágico.
À família de Pedro Primo e ao Grupo de Forcados de Cuba, o Lidador Notícias, expressa as suas sentidas condolência.
Teixeira Correia
(jornalista)
Créditos da fotografia: Vítor Besugo/ Fotografias (forcadoamador.blogspot.com)