“Cuidadores Informais”: Mértola e Moura são os concelhos que recebem o projeto.
Cuidadores informais? Projetos-piloto avançam em junho. Mértola e Moura, são dois dos 30 concelhos que recebem o projeto-piloto, o único do distrito de Beja.
A ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, anunciou esta quinta-feira, no Parlamento, os projetos-piloto dos cuidadores informais vão ser iniciados em junho.
A ministra sublinhou ainda que os projetos avançarão “cumprindo o compromisso do pagamento de retroativos”, para “garantir que as pessoas ficam protegidas no tempo que já decorreu”.
Dos 30 concelhos com projetos-piloto, onde se encontram Mértola e Moura, estão também Campo Maior, Évora, Grândola e Mora.
Recorde-se que anteriormente, o Governo tinha anunciado que os cuidadores informais residentes em 30 concelhos de Norte a Sul do paÃs podiam pedir, a partir do dia 1 de abril, o seu estatuto junto dos serviços da Segurança Social.
“Aos cuidadores residentes nestes 30 concelhos serão atribuÃdos profissionais de referência, da área da Saúde e da Segurança Social, que farão um plano de intervenção que irá incluir medidas de acompanhamento, aconselhamento, capacitação e formação para o cuidador”, lia-se no comunicado da altura.
Entre estas medidas está a “identificação dos cuidados a prestar pelo cuidador informal, bem como a informação de suporte a esses cuidados”, e a “avaliação da qualidade de vida e sobrecarga do cuidador informal ou acesso a medidas de saúde e apoio social promotoras da autonomia, da participação e da qualidade de vida da pessoa cuidada”.
O perÃodo de descanso necessário ficará também definido, sendo atribuÃdo “preferencialmente aos cuidadores que sejam identificados como tendo maior necessidade”, explicava então o Ministério tutelado por Ana Mendes Godinho.
No âmbito destes projetos-piloto, os cuidadores informais principais terão acesso ao novo SubsÃdio de Apoio ao Cuidador Informal, que tem o valor de referência de 438,81 euros e será variável em função dos rendimentos. “Adicionalmente, os cuidadores informais principais que pretendam aceder ao regime do seguro social voluntário beneficiam de uma majoração de 25% no montante do subsÃdio”, acrescentava.
Alcoutim, Alvaiázere, Amadora, Arcos de Valdevez, Boticas, Cabeceiras de Basto, Campo Maior, Castelo de Paiva, Coruche, Évora, Figueira da Foz, Fundão, Grândola, Lamego, Mação, Matosinhos, Mértola, Miranda do Corvo, Moita, Montalegre, Mora, Moura, Penafiel, Portimão, Sabugal, Seia, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila Real e Vimioso são os 30 concelhos com projetos-piloto.