Delta: É a empresas onde o ESG (o ambiente, a responsabilidade social e a governança), mais pesa no valor da marca.


A Delta aparece destacada como a empresa portuguesa onde o ESG (sigla inglesa usada para designar o ambiente, a responsabilidade social e a governança) mais pesa no valor da marca: 17,2% do valor da marca de cafés deve-se aos critérios de sustentabilidade.

Entre as 100 marcas portuguesas mais valiosas, o impacto económico das dimensões e atributos diretamente relacionados com a sustentabilidade é superior a 13,5% em apenas 24 marcas, sendo que a marca de cafés Delta aparece destacada como a primeira neste ranking: a marca liderada por Rui Miguel Nabeiro está avaliada em 236 milhões de euros e 17,2% desse valor (cerca de 36 milhões de euros) deve-se a atributos ESG (ver tabela em baixo).

A Onstrategy não é a única a colocar a Delta no topo quando o tema é a sustentabilidade. Numa pesquisa de mercado sobre as empresas mais responsáveis a atuar em Portugal, publicada em março pela empresa Merco, a Delta Cafés também aparecia como a primeira num ranking de 100. A empresa de Campo Maior ocupava a posição cimeira nas três vertentes do ESG e liderava destacada o ranking das empresas mais responsáveis em Portugal, com 10 mil pontos, quase o dobro da média da pontuação das 100 empresas que foram mencionadas no estudo (5.326 pontos). Leia aqui o estudo da Merco.

Neste ranking, para além da Delta, aparecem bem posicionadas a Lactogal, as empresas de águas Luso e Águas das Pedras e ainda a marca de azeites Oliveira da Serra. A EDP aparece na sexta posição desta classificação, sendo que em valor absoluto é a marca mais valiosa (2,751 mil milhões de euros), sendo que 15,5% desse total (427 milhões de euros) deve-se ao impacto de critérios ESG.

A Onstrategy é uma consultora que regularmente publica o ranking das marcas portuguesas mais valiosas. Este ano, além do valor das marcas, esta consultora resolveu publicar a percentagem do valor das marcas que está relacionada com critérios ESG (sigla inglesa usada para designar o ambiente, a responsabilidade social e a governança). Sendo as marcas um dos ativos mais valiosos das organizações, a Onstrategy desenvolveu uma metodologia de cálculo do impacto económico da sustentabilidade no valor financeiro das marcas, um trabalho que garante estar “em conformidade com as normas ISO10668 (avaliação financeira de marca) e ISO20671 (avaliação de estratégia e força de marca)”.


Share This Post On
468x60.jpg