O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, anunciou que o partido vai confirmar no Parlamento o diploma de desagregação de freguesias que foi vetado pelo presidente da República, justificando esta decisão com as expectativas já criadas nas populações.
“O PSD entendeu reconfirmar o diploma de desagregação de freguesias, ponderando muito bem aquilo que foram as palavras do senhor presidente da República, porque creio que mensagem que dirigiu ao Parlamento deve ser ouvida e deve ser escutada”, anunciou Hugo Soares à TVI, à margem dos 50 anos do PSD/Mafra.
O líder parlamentar do PSD justificou a decisão com aquilo que “são as expectativas já criadas nas populações das freguesias que viram o projeto inicial ser aprovado”.
PS MANTÉM VERSÃO
Na quinta-feira, o líder parlamentar do PSD afirmou que o veto presidencial “tem peso” e “é um dado novo”, pedindo tempo para o partido o avaliar antes de anunciar se pretende ou não confirmá-lo.
O presidente da República vetou na quarta-feira o decreto do Parlamento que desagrega 135 uniões de freguesias, repondo 302 destas autarquias locais, colocando dúvidas sobre a transparência do processo e a capacidade de aplicação do novo mapa.
No dia seguinte, o PS anunciou “de imediato” o reagendamento do decreto com vista à sua confirmação, tendo o líder socialista, Pedro Nuno Santos, prometido manter-se “ao lado das populações” neste caso.