EDIA: Empresa assina protocolos com escolas abrangidas pelo CFAE das Margens do Guadiana.
EDIA assina protocolos, “Alqueva vai à Escola” com escolas abrangidas pelo Centro de Formação de Associação de Escolas das Margens do Guadiana (CFAE).
A EDIA e o CFAE – Centro de Formação de Associação de Escolas das Margens do Guadiana e os agrupamentos escolares abrangidos por este Centro, assinam no próximo dia 27 os protocolos que irão permitir uma maior atuação integrada, eficiente e eficaz ao nível institucional, numa lógica de proximidade entre a Empresa e a Escola.
Estes protocolos terão assinatura pública pelas 10 horas, no auditório da EDIA, em Beja.
No protocolo a celebrar entre a EDIA e o CFAE, estão contempladas várias ações, nomeadamente uma ação de Formação denominada “Oficina de Formação EDUCAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO”, dirigida aos professores dos agrupamentos abrangidos por este Centro de Formação, a ter lugar nas instalações da EDIA no decorrer do ano letivo 2016/2017.
Para além de promover uma atuação integrada, permitirá uma maior proatividade na procura de soluções para os desafios que os jovens encontrarão depois de finalizarem os seus estudos, tornando-se desejável que o Empreendedorismo seja encarado como uma área transversal e trabalhada de forma integrada nos diferentes currículos e projetos que os docentes desenvolvem em contexto de sala de aula.
De igual forma, irão ser celebrados um total de 19 protocolos com os agrupamentos escolares abrangidos pelo CFAE, bem como com as Escolas Profissionais sediadas na área Geográfica de influência, onde a EDIA poderá disponibilizar meios físicos e recursos internos existentes passíveis de incorporar numa planificação curricular, estimulando a visitação aos diferentes espaços físicos que a EDIA detém na área de Influência do Projeto de Alqueva, associando diferentes práticas pedagógicas com recurso a meios e recursos existentes na empresa.
Ao abrigo destes protocolos, a EDIA pretende dar conhecer aos jovens da região, uma “nova realidade regional” potenciada por Alqueva, estimulando a aquisição de novas competências nos diferentes domínios e oportunidades criadas pelo Empreendimento de Alqueva, tendo como objetivo final a fixação de jovens na região.
A EDIA pretende, no futuro, alargar estas parcerias aos vários Centros de Formação, respetivos Agrupamentos escolares e Escolas Profissionais na restante área de influência do Alqueva.