EDIA: Reconhecimento do Parque de Natureza de Noudar.


Certificado de Gestão Florestal Sustentável (PEFC) do Parque de Natureza de Noudar.

Foi atribuído ao Parque de Natureza de Noudar, PNN, propriedade gerida pela EDIA, o certificado de Gestão Florestal Sustentável, permitindo que a partir de agora possa utilizar a marca e o selo “PEFC” em todos os seus produtos.

“O PEFC Portugal é uma associação não governamental, sem fins lucrativos, de iniciativa privada, que tem como principal objetivo, promover a Gestão Florestal Sustentável e a sua comprovação no quadro de referência do Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC)”.

Faz parte da missão do PEFC, “instituir o quadro de referência para supervisão, controlo e revisão do sistema de certificação da gestão florestal sustentável, assim como as ações necessárias à sua divulgação e aplicação”.

Ao aderir a esta certificação, a EDIA, através do PNN, à semelhança da certificação FSC, Forest Stewardship Council, que já detém, assume o compromisso e partilha a Visão comum para uma “gestão efetiva da Floresta Portuguesa assente nos pilares de sustentabilidade ambiental, económica e social que promova o reconhecimento do papel da floresta e dos produtos de base florestal no desenvolvimento sustentável da sociedade”.

Para atingir este objetivo, foi crucial o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Life Montado Adapt, um projeto de impulso à adaptação dos Montados em Portugal e Espanha, e do qual a EDIA é parceira.

O projeto tem como principal objetivo atenuar as consequências das alterações climáticas nessas propriedades, melhorando a sua sustentabilidade do ponto de vista económico, social e ambiental, neste caso no Parque de Natureza de Noudar, uma área com cerca de Mil hectares, onde o principal coberto vegetal é o montado de azinho.

 

 


Share This Post On
468x60.jpg