EDIA: Regadio em tempo de seca, um problema atual.
O auditório EDIA, em Beja, recebe hoje a 8ª edição das Conferências Vida Rural. Regadio em tempo de seca: um problema atual.
Uma tarde de debate de ideias e partilha de experiências sobre a importância da boa gestão da água na agricultura, em especial num ano de seca como o que estamos a viver.
“Desafios do regadio” é o tema do encontro que irá abordar questões como: a eficácia da utilização atual do regadio, a escolha da tecnologia adequada, o caso das culturas superintensivas, a rega em novas culturas, entre outras.
O encontro conta com a presença de José Pedro Salema, Presidente da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, entre outros profissionais do setor.A gestão da água na agricultura é um tema crítico para os empresários agrícolas, em especial num ano seco como o que estamos a viver.
É este o ponto de partida do debate lançado pela 8ª edição das Conferências Vida Rural, marcada para este dia 20 de junho, pelas 14H, no auditório EDIA, em Beja e que irá contar com a presença de José Pedro Salema, Presidente da empresa gestora do Alqueva, entre outos profissionais – agricultores, gestores e técnicos – que irão partilhar as suas ideias e experiências em torno dos “Desafios do regadio”.
Neste dia, profissionais do setor reúnem-se em torno do papel, ainda mais determinante em período intensivo de seca, da adequação do plano de rega, da tecnologia e das técnicas a cada cultura dentro da exploração agrícola, bem como às culturas superintensivas e às culturas emergentes como o amendoal.
Para falar sobre o “Planeamento e implementação da rega anual”, estará presente António Ramos da Aquagri; sobre a “Eficiência na utilização da água em regadios precários”, José Maria Falcão; a “Gestão de regadio em amendoal, Filipe Sevinate Pinto; a “Modelização e estratégia de controlo do olho-de-pavão no olival.”, Avelino Balsinhas da Bayer CropScience. Numa mesa redonda, para debater a gestão do recurso água em contexto de seca, irão estar reunidos Luís Saraiva Crisóstomo, da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, José Saramago Brito, da Casa Agrícola Saramago Brito e Gonçalo Macedo do Monte do Pasto.