Em comunicado a EMAS de Beja recorda que se realizou a assinatura do contrato da empreitada de “Reforço da Fiabilidade da Adução a Beja”.
Para a empresa trata-se de “uma importante empreitada que irá garantir a resiliência do sistema de abastecimento, através da execução de uma nova adução (conduta) à cidade entre a ETA da Magra e o Reservatórios dos Falcões, um sistema elevatório composto por Estação Elevatória, ampliação da reserva do Reservatório dos Falcões e uma adução em conduta elevatória até ao Reservatório da Conceição, entre outras substituições e alterações necessárias ao bom funcionamento da rede”.
Uma intervenção estratégica, em linha com o cumprimento dos objetivos de expansão da capacidade de fornecimento de água, melhorando não só a disponibilidade para consumo humano, bem como a garantia redobrada de abastecimento, o que permitirá simultaneamente a expansão para fins industriais e serviços, através do aumento da capacidade de armazenamento e fornecimento de água.
O contrato decorrente de concurso público entre a AgdA – Águas Públicas do Alentejo e a empresa Gr4PT, a quem foi adjudicada a empreitada, tem o valor de 2.633.776,00 euros e um prazo de execução de 365 dias.
Recorde-se que a Águas Públicas do Alentejo é uma parceria pública entre o Estado e os Municípios, de entre os quais Beja detém posição maioritária. Esta parceria permitiu e viabilizou até ao momento um investimento direto e indireto no concelho, superior a 20 milhões de euros.