EN 2: Deputados defendem a consagração da EN 2 como espaço de integração e unidade.


Deputado socialistas, entre os quais Pedro do Carmo, defendem valorização da Estrada Nacional 2. Os Municípios de Castro Verde, de Aljustrel, de Almodôvar e de Ferreira do Alentejo, integram a Associação de Municípios da Rota da EN 2.

ALJUSTREL- EN2 Nacional_800x800

Um conjunto de Deputados eleitos pelo Partido Socialista, entre os quais o Deputado Pedro do Carmo eleito pelo círculo eleitoral de Beja, apresentaram um projeto de resolução na Assembleia da República em que defendem a consagração da Via Longitudinal de Portugal – EN2 como espaço simbólico da unidade e da integração nacional.

A EN 2 deve ser objeto de uma intervenção, ao longo dos próximos anos, nos universos da segurança, da sinalização, da criação de pontos de descanso, da valorização das interligações, a determinar pelos departamentos de infraestruturas do Estado em ligação com as autarquias locais.

Pedro do Carmo sustenta a criação de núcleos de interpretação, ao longo da via, que promovam a identificação da sua importância, sempre em articulação com as Entidades Regionais de Turismo, assim como a criação de uma estrutura de contacto, entre a tutela nacional das autarquias locais e os municípios, que coordene a intervenção e promova a alocação de recursos de acordo com as diversas orientações e valências.

Segundo o projeto de resolução apresentado por Pedro do Carmo, “As vias de comunicação foram, ao longo dos séculos, os elementos centrais do desenvolvimento das sociedades. A circulação de pessoas e mercadorias, o desenvolvimento da técnica e da arte, o simbolismo que está associado ao vencer desafios e constrangimentos, foram sempre as bases da construção de estradas. (…) A Estrada Nacional 2 atravessa o país em 739,260 Km.

São 11 distritos e 32 concelhos, vence 4 serras e 11 rios. Mas é, essencialmente, a estrada das culturas, das especificidades, a que só o Minho escapa, das realidades centrais do rural e dos séculos de História.

Em sintonia com a sua intervenção de proximidade junto das populações e dos territórios do Baixo Alentejo, Pedro do Carmo e os restantes subscritores sublinham o papel das Autarquias Locais no desenvolvimento local e na valorização de marcas da sua identidade como acontece com a constituição de uma associação em torno da EN 2.

A Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 integra os municípios do Baixo de Alentejo de é composta pelos Municípios de Castro Verde, de Aljustrel, de Almodôvar e de Ferreira do Alentejo.


Share This Post On
468x60.jpg