Ensino Superior: Processo de acesso e as mudanças que vão ocorrer.


Arrancou esta segunda-feira a 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. São 54 311 vagas distribuídas por mais de 1100 cursos.

No total, entre as várias vias de acesso, serão disponibilizadas 100 mil vagas. Saiba como decorrerá o processo e quais as mudanças em curso.

As candidaturas à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) arrancam, hoje, com 54 311 vagas, a que se juntam mais 697 para os concursos locais realizados pelas instituições em cursos do ensino artístico. Deste universo, os cursos com elevada concentração de bons alunos respondem por 9,3%, registando-se ainda um reforço de 12% de lugares nas licenciaturas em Educação Básica. As candidaturas decorrem até ao dia 7 de agosto, sendo os resultados conhecidos a 27 do mesmo mês.

Neste ano, na sequência da revisão das regras para conclusão do Ensino Secundário e acesso ao Superior, as vagas foram anunciadas com quase quatro meses de antecedência, antecipando-se o concurso por forma a que no final de setembro praticamente todos os estudantes estejam colocados. Assim, a 2.ª fase decorre de 28 de agosto a 5 de setembro com resultados a 17 desse mês; e a 3.ª e última fase do CNAES de 22 a 25 de setembro com resultados a 30 desse mês. 

Foi em fevereiro que os ministros da Educação e da Ciência e Ensino Superior anunciaram a revisão das regras, tanto para conclusão do Secundário, como para ingresso num curso superior. Um processo que decorrerá de forma gradual para estar em pleno funcionamento em 2025 e que detalhamos nas perguntas e respostas que se seguem.


Share This Post On
468x60.jpg