Entradas/Castro Verde: Entrudanças 2024, de 9 a 11 de fevereiro


Já começaram as sessões de preparação para o projeto com a comunidade local no âmbito do Festival Entrudanças 2024. Comunidade local trabalha no projeto de criação artística “Pessoas Cheias de Território”.

O projeto “Pessoas Cheias de Território”, que nesta sua 2ª edição está a ser dinamizado pelos artistas João Garrinhas e Lúcia Caroço, junto da comunidade de Entradas e de Castro Verde, tem como ponto de partida o tema “Dançar Ocupando” e as suas experiências como videomaker e atriz e bailarina.

O objetivo é provocar um baile transversal a todas as idades, espaços, sons e coreografias, bebendo do imaginário de quem tanto já dançou e traduzi-lo num momento coletivo de celebração!

Proporcionar a todos os participantes dinâmicas de pensar, construir, desconstruir e repensar o baile, de ocupar o espaço ou até de o transformar, é o que se pretende com esta iniciativa, que trará o baile de volta à rua, criando relações de pertença, dando corpo e voz a quem dança e dinamizando o espaço público, mantendo vivas as práticas culturais coletivas.

O resultado destas sessões será apresentado durante o Desfile que se realiza no âmbito do Festival, no dia 10 de fevereiro, a partir das 14h30, pelas ruas de Entradas.

O Festival acontece em Entradas, de 9 a 11 de fevereiro, e promete três dias de muita animação, com uma programação que remete para uma dança de identidade partilhada, cruzando gentes, tradições e o saber-fazer da comunidade local.

Os bailes e as diferentes oficinas, os passeios e a gastronomia local, serão parte importante do festival. O cante, a música de tradição e o artesanato voltam a ser presença assídua e o mote para o desenrolar de um conjunto de iniciativas que celebram a cultura alentejana.

O festival é uma organização da Câmara Municipal de Castro Verde, Associação PédeXumbo e Junta de Freguesia de Entradas.

Fique a par de todas as novidades em: http://pedexumbo.com/entrudancas/…

 


Share This Post On
468x60.jpg