ESDIME: Instituição reforça intervenção no território em 2020.
A ESDIME reforça, em 2020, a intervenção no desenvolvimento local da região, dando seguimento ao trabalho já realizado, com particular enfoque no aprofundamento e consolidação de soluções inovadoras que vão ao encontro das necessidades do território.
Na área do desenvolvimento rural, dá continuidade ao instrumento DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária e às intervenções da Rede Rural Nacional, garantindo a intervenção social e comunitária por via da implementação dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 4ª Geração nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar e Ourique.
A promoção da igualdade de género e o combate à violência doméstica, ao tráfico de seres humanos e à discriminação encontra-se também assegurada pela renovação do protocolo com a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, com vista à Territorialização da Rede Nacional de Apoio a VÃtimas de Violência Doméstica. A aprovação dos projetos Eu Não Agrido e VERA + Perto vem, assim, complementar a intervenção do atual Gabinete VERA – VÃtimas Em Rede de Apoio, que opera nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do
Alentejo e Ourique.
Em termos de apoio ao desenvolvimento, a ESDIME assume, em 2020, assessorias à Câmara Municipal de Alvito, para desenvolvimento de uma Estratégia de Dinamização das Hortas do Concelho, e à Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, para elaboração do Plano Municipal para a Integração de Imigrantes. Dá ainda continuidade ao COOPERA_RS – Rede coletiva de fomento do desenvolvimento económico, criação de valor e empregabilidade associados aos recursos silvestres, um projeto-âncora da EEC PROVERE, cuja responsabilidade é partilhada com a CIMBAL.
A estratégia de comunicação delineada para 2020 inclui, no inÃcio do ano, a renovação da imagem corporativa e um reforço do posicionamento da ESDIME no território e na relação com os seus agentes.