Estado de Calamidade: Só uma fronteira, Mourão, do Alentejo com Espanha vai reabrir.
O Conselho de Ministros aprovou ontem a estratégia para o levantamento das medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença Covid-19. A fronteira de Mourão/ Villanueva del Fresno vai estar aberta 4 horas por dia.
O Governo Português reuniu em Conselho de Ministros, esta quinta-feira, tendo aprovado um conjunto de medidas relacionadas com todas as contingências provocadas pela Covid-19.
Neste sentido, foi agora aprovada uma resolução que repõe, a título excepcional e temporário, um ponto de passagem autorizado na fronteira terrestre em Mourão, com entrada em Espanha por Villanueva del Fresno.
De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, “face ao contexto atual e à realidade local de trabalhadores transfronteiriços, é criado, em Mourão, mais um ponto de fronteira transitável, em períodos especificados (dias úteis, das 07:00 horas às 09:00 horas e das 18:00 horas às 20:00 horas), sob a vigilância da Guarda Nacional Republicana”.
Fronteiras secundárias no Alentejo
Estão encerradas desde o passado dia 17 de março, como medida de controlo da epidemia do novo Coronavírus, dez (10) fronteiras secundárias do distrito de Beja entre Portugal e Espanha: Portagem (Marvão)/Valência de Alcântara, Arronches/San Vicente de Alcântara, Retiro (Campo Maior)/Badajoz, Senhora da Ajuda (Elvas)/Olivenza, Marvão/Villanueva del Fresno, Barrancos/Encinasola, Sobral da Adiça/Rosal de la Frontera, Ponte de São Marcos-(Vila Nova de São Bento)/Paymogo, Volta Falsa/Publa de Guzman e Pomarão/El Granado.
Foto: GNR