Évora: Militares do Comando Territorial muito ativos e operacionais no combate ao crime.


Um individuo foi detido por pelo crime de caça em área não cinegética, em Montemor-o-Novo, enquanto que em Reguengos de Monsaraz foi detido um indivíduo por posse ilegal de arma de fogo e recuperada uma ave de rapina.

GNR- Águia_800x800Militares do Posto Territorial e do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial de Montemor-o-Novo, procederam no passado dia 8 de dezembro de 2015 na sequência de uma denúncia, à detenção de um indivíduo de 70 anos de idade e de nacionalidade Portuguesa, pelo crime de caça em área não cinegética (aparcamento de gado).

O indivíduo, aquando da aproximação das patrulhas ao local chegou mesmo a encetar uma fuga, tendo sido prontamente detido pelos militares que seguiram no seu encalço.

Na sequência da detenção foi apreendida uma espingarda caçadeira de calibre 12 destinada à caça, duas munições, três invólucros já deflagrados pelo detido durante a prática da caça ilegal e ainda o manifesto da arma, licença de uso e porte de arma e carta de caçador.

O detido foi presente ao Tribunal de Instância local de Montemor-o-Novo, da Comarca de Évora no dia 9 de dezembro de 2015, tendo sido determinada a suspensão provisória do processo pelo período de 2 meses e ainda a obrigatoriedade de um pagamento de 150,00€ à CERCIMOR de Montemor-o-Novo.

Reguengos de Monsaraz – GNR detém indivíduo por posse ilegal de Arma de fogo

Militares do Posto Territorial e do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial de Reguengos de Monsaraz procederam no passado dia 8 de dezembro de 2015 à detenção num olival perto da localidade de Monsaraz de um individuo de 37 anos por posse ilegal de Arma de fogo.

A detenção ocorreu no âmbito da Operação Campo Seguro – Operação que tem como objetivo principal a prevenção da ocorrência de furtos de Azeitona – e resultou da abordagem a 3 indivíduos presentes nas imediações de um olival, que pelas suas movimentações, suscitaram suspeitas aos elementos da GNR que naquele momento se encontravam em ação de patrulhamento ao local. Aquando da abordagem constatou-se que estes possuíam diversos objetos normalmente utilizados na apanha de azeitona, sendo que o detido tinha ainda na sua posse uma arma de fogo – uma pistola 6.35mm dissimulada na roupa que usava e duas munições.

Nesta sequência, todos os indivíduos abordados foram identificados, tendo ainda sido levantado a um deles um auto de notícia por condução de viatura sem habilitação legal.

GNR recupera ave de rapina em Reguengos de Monsaraz

Militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial de Reguengos de Monsaraz, procederam no passado dia 7 de dezembro de 2015 à recuperação de um Grifo (Gyps Fulvus), encontrado na Zona de Peixinhos, Vila Viçosa, apresentando sinais de subnutrição, não conseguindo voar.

A ave foi tratada, alimentada e entregue ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) – Parque Natural do Vale do Guadiana em Mértola para avaliação, recuperação e posterior devolução ao seu habitat natural.

O detido foi presente ao Ministério Público de Reguengos de Monsaraz da Comarca de Évora no dia 9 de dezembro de 2015, ficando a aguardar julgamento sob a medida de Termo de Identidade e Residência (TIR).


Share This Post On
468x60.jpg