Évora: Operação Baco – Controlo de Álcool e Drogas no distrito.
A Guarda Nacional Republicana intensifica, na noite/madrugada dos dias 4 e 5 de julho (sexta para sábado e de sábado para domingo), a fiscalização da condução sob influência de álcool e de drogas.
Durante a operação serão realizadas a nível Nacional 509 ações de fiscalização, as quais serão direcionadas para as vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, sobretudo para as estradas nacionais, regionais e municipais de acesso a estabelecimentos de diversão noturna.
Desde o início do ano e até ao dia 30 de junho, foram fiscalizados 627 382 condutores, dos quais 14 285 conduziam com taxa de álcool no sangue (TAS) superior ao permitido por lei, tendo 5 660 destes sido detidos por conduzirem com taxa crime (igual/superior a 1,20 gramas/litro).
No que concerne ao Comando Territorial de Évora, este fim de semana vão estar presentes no terreno 47 militares distribuídos por 18 ações de fiscalização.
O combate à sinistralidade rodoviária continua a ser uma das grandes prioridades estratégicas da GNR, pelo que este tipo de Operações é e continuará a ser uma importante ferramenta de prevenção desta problemática, que é a condução sob a influência de álcool e de drogas.
A GNR deixa uma mensagem aos condutores: Conduza com precaução, pois a segurança depende de cada um de nós.