(Exclusivo) Beja: Bombeiros a gozar folga, salvam jovem na Piscina Municipal.


Um jovem de 19 anos, retirado da água da Piscina Municipal, em paragem cardio-respiratória foi assistido e salvo por três bombeiros dos Voluntários de Beja, que estavam de folga na esplanada.

A correria dos nadadores-salvadores e os gritos de pedido de ajuda vindos da água, alertaram três amigos que no sábado, calmamente, bebiam uma cerveja na esplanada da Piscina Municipal de Beja.

Ivan Jacob (26 anos), Tiago Santos (26 anos) e João Inácio (25 anos), operacionais dos Bombeiros Voluntários de Beja, “curtiam” um fim-de-semana de descanso na corporação e o calor levou-os aquele espaço para se refrescarem.

Eram 19,30 horas quando um jovem de ascendência africana é retirado da água inconsciente e em paragem cardio-respiratória (PCR). Tuquinho António Silva, 19 anos, estudante, residente em Queluz (Sintra) saltou para a água, numa zona pouco profunda, e terá batido com a cabeça no fundo da piscina. Enquanto os amigos de Tuquinho o tiravam na água, o alerta foi dado ao 112, para acionar a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital de Beja.

Ao perceberem a gravidade da situação Ivan, Tiago e João, saltam das cadeiras e correm em auxílio do jovem em PCR. Ivan faz as compressões (massagens cardíacas do peito), Tiago as insuflações (respiração boca a boca), enquanto João ajuda os dois companheiros nas manobras de reanimação. Também uma enfermeira que estava no local, controla a pulsação de Tuquinho.

Até à chegada da VMER e da ambulância, os três bombeiros conseguem “trazer de volta” o jovem e percebem que o estudante estaria livre de perigo quando ouvem a enfermeira gritar: “tem pulso”, recorda Ivan.

Após Tuquinho ter recuperado a consciência foi colocado em posição lateral de segurança (PLS). Depois da chegada dos meios de socorro ao local do sinistro, os três bombeiros continuaram a ajudar, inclusivamente na imobilização da vítima e no seu transporte para a ambulância e daí para o Hospital de Beja.

Tuquinho deu entrada no Serviço de Urgência às 20,00 horas de sábado, onde ficou em observação até à tarde de ontem quando teve alta médica depois da realização de diversos exames que comprovaram estar bem de saúde.

“Porque reagimos ?. É o instinto. É o “bichinho” da ajuda a próximo. Ficávamos mal connosco próprios, ver alguém precisar de ajuda e ficarmos impávidos e serenos”, contou ao Lidador Notícias (LN), Ivan Jacob.

Para Tiago Santos, que em 2011 salvou um casal de idosos de morreram nas chamas da sua habitação, feito pelo qual foi proposto para “Bombeiro do Ano” e agraciado com a Medalha de Coragem e Abnegação pela Liga dos Bombeiros Portugueses, “o pior são as pessoas que se juntam em volta, que além de não ajudarem, ainda nos deixa nervosos”, lembra.

“Se somos heróis ?. Estamos bem com a nossa consciência”, remata Tiago Santos.

Ivan Jacob, mais atrevido, recorda dois pormenores após Tuquinho ter sido levado para o hospital e os três amigos regressarem à esplanada. “Houve umas pessoas que nos bateram palmas e o dono do bar ofereceu-nos as “bejekas”, como forma de reconhecimento pela nossa atitude. Foi gratificante”, concluiu.

Ontem (segunda-feira) no quartel dos Bombeiros de Beja, Ivan e Tiago, estavam de serviço sem “vestir a farda de heróis”, enquanto João estava ausente da cidade. Apesar das várias tentativas não foi possível chegar à conversa com Tuquinho Silva, já que teve o telemóvel sempre desligado.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg