(Exclusivo) Beja: Borussia de Dortmund-Sub23 já iniciou estágio na cidade.
A equipa do Borussia de Dortmund (BVB 09) Sub23, deu esta noite início ao estágio que vai realizar em Beja até ao próximo dia 18, tal como o Lidador Notícias revelou no passado dia 30 de outubro de 2019.
A equipa alemã aterrou no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e seguiu para a cidade alentejana, num autocarro da Câmara Municipal de Beja, tendo chegado ao Beja Parque Hotel, onde vai ficar alojado, eram 19,00 horas.
O plantel do Borussia de Dortmund é constituído por vinte e seis jogadores, com apenas três estrangeiros, tendo como treinador principal Mike Tullberg, a que se junta um staff técnico de mais oito pessoas e 30 minutos depois de pisar solo alentejano, seguiu para o relvado natural do Complexo Desportivo Fernando Mamede, para uma sessão de desentorpecimento durante trinta minutos.
A equipa vai fazer treinos bi-diários, às 10,00 e às 16,00 horas, tendo à disposição as instalações desportivas municipais. O staff do Borussia quando veio a Beja ver as instalações ficou agradado com o facto do hotel ficar a 200 metros dos campos de treinos, o que permite que a equipa se desloque a pé.
Na receção e boas vindas à equipa germânica, estiveram Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja e Arlindo Morais, vereador do Desporto que mostram a sua satisfação pela escolha da cidade para o estágio da equipa.
Paulo Arsénio, passou parte da sua infância na Alemanha, tendo vivido em Pforzheim, conhecida como a “Cidade do Ouro”, durante 7 anos, em virtude dos pais terem sido imigrantes. Num fluente alemão “agradeceu a presença do Borussia” e deixou a garantia que “a edilidade tudo vai fazer para se sentirem em casa”, concluiu.
Carlos Couto, filho de portugueses de Braga, nasceu na Alemanha, jogou nas camadas jovens do BVB 09 e há ano e meio que está ligado ao clube na observação e prospeção de jogadores.
“É um orgulho estarmos aqui, em particular para mim, que sou filho de portugueses. O que estão a fazer a este clube não é habitual na Alemanha, porque temos agências que nos tratam de tudo. Daqui vamos levar uma mensagem a outros clubes para virem para Beja”, justificou Carlos Couto.
Durante o estágio o clube germânico vai fazer dois jogos particulares na próxima quarta-feira, 15 de janeiro. Às 11,00 horas defrontará os sub23 do Vitória de Setúbal e às 17,00 horas com o União Serpense, líder da Série A da 2ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Beja (A.F.Beja), cujo presidente, enquanto imigrante foi segurança no estádio do Borussia, é o responsável pela vinda da equipa para Beja.
O Borussia Dortmund II, como é conhecido na Liga Regional Oeste o clube da Renânia no Norte/Vestefália, joga na Liga Regional Oeste, a 4ª divisão da Bundesliga, depois do regresso à Alemanha, volta à competição oficial a 25 de janeiro, depois do interregno de Inverno.
O Ballspiel-Verein Borrusia 1909, identificado no emblema como BVB 09, tem como alcunha “Die Schearzgelben” (Os auri-negros), tem 110 anos de existência, tendo sido fundado no dia 19 de dezembro de 1909.
Nota à margem do estágio
À chegada a Beja, Carlos Couto, explicou à comitiva que o bairro (agora denominado de Bairro da Força Aérea, antes Bairro dos Alemães) e os maiores edifícios que se viam junto ao hotel tinham sido construídos por alemães face à sua presença na Base Aérea (BA) 11, em Beja.
A BA 11 foi ativada em 1967, albergando, quase desde o seu início, unidades de instrução da Força Aérea Alemã (Deutsche Lutfwafe), estacionadas ao abrigo de um acordo bilateral entre Portugal e a Alemanha, onde se mantiveram até 1987.
Teixeira Correia
(jornalista)