(Exclusivo) Beja: Câmara “muda-se” para o edifÃcio da Expobeja após a Ovibeja.
Os serviços da Câmara Municipal de Beja que funcionam nos Paços do Concelho, vão mudar-se em maio de 2019, para o EdifÃcio Administrativo da ExpoBeja, no Parque de Feira “Manuel Castro e Brito”.
O edifÃcio dos Paços do Concelho vai entrar em obras logo após a conclusão da Ovibeja, que se realiza entre 24 e 28 de abril de 2019 e todos os serviços da Câmara Municipal de Beja vão mudar-se para o EdifÃcio Administrativo da ExpoBeja, conhecido como “EdifÃcio Azul”, dada a pintura de uma das suas fachadas.
Segundo apurou o Lidador NotÃcias (LN), já existe Projecto de Execução de Obra, não sendo ainda conhecido o valor do custo da obra, que deverão durar entre 10 meses e um ano. As grandes intervenções passam pela construção de um elevador e da intervenção na cobertura do edifÃcio (clarabóia), que face há erosão que tem sofrido ao longo dos anos, já apresenta grandes debilidades, nomeadamente no capÃtulo da impermeabilização, sendo constantes as infiltrações, sempre que chove.
Após a conclusão da Ovibeja, o “EdifÃcio Azul”, onde entre outros funciona o secretariado da feira, vai receber os serviços e os mais de três dezenas de trabalhadores da autarquia de Beja.
Segundo foi possÃvel apurar as reuniões quinzenais do Executivo da Câmara de Beja, irão decorrer no Auditório do EdifÃcio da ExpoBeja, por for,a a puder acolher os munÃcipes que queiram marcar presença, uma vez que as reuniões são públicas.
Recorde-se que em 23 de julho de 1947, um incêndio destruiu parte do edifÃcio dos Paços do Concelho, causando danos materiais “avultados”, destruindo por completo a cobertura do espaço.
Abel Viana, Arquivo de Beja, vol. IV, fasc. III e IV, Julho- Dezembro 1946, pp. 364-365, sobre o incêndio escreveu: “No dia 23 de Julho de 1947, pelas 18, devido provavelmente a um curto circuito, ateou-se o fogo nas águas furtadas do edifÃcio dos Paços do Concelho, onde se encontrava instalado o arquivo camarário”.
Teixeira Correia
(jornalista)