(Exclusivo) Beja: Mercado Municipal só encerra a 1 de fevereiro. Muda para o Santo Amaro


O encerramento do Mercado Municipal só vai acontecer a 1 de fevereiro de 2020, ao contrário do que estava inicial previsto. Em causa o atraso no início da obra nas ruas do Centro Histórico, integradas na 1º fase do projeto “Beja Antiga”.

Previsto para encerrar no início de janeiro de 2020, o Mercado Municipal tem nova data para encerrar, sendo o último dia de laboração e venda no espaço, o dia 1 de fevereiro, indo depois passar a funcionar no Largo de Santo Amaro.

O Lidador Notícias (LN) apurou junto do Presidente da Câmara de Beja que “um atraso no início da empreitada da obra dos percursos acessíveis, da 1ª fase do projeto “Beja Antiga”, faz com que o fecho do Mercado e a deslocalização para o Largo de Santo Amaro só aconteça a 3 de fevereiro”, rematou.

Paulo Arsénio justificou que o “mercado que funciona ao sábado na Rua D.Diniz (frente ao Castelo), vai passar a funcionar na Rua Conselheiro Meneses até ao final da intervenção naquela artéria”, rematou.

Para a mudança dos comerciantes do peixe, frutícolas e hortícolas do Mercado Municipal, as obras de montagem de contentores e tendas no Largo de Santo Amaro vão começar a 20 de janeiro. “Serão montadas 16 tendas para os vendedores de frutas e hortícolas e dois contentores, um para os vendedores de peixe, com três espaços de venda, e outro para apoio aos comerciantes”, revelou ao LN, Paulo Arsénio.

Relativamente ao Mercado Municipal, após o seu encerramento os concessionários têm até 29 de fevereiro para retirarem todos os haveres. “Todos os que saírem no início de janeiro vão receber uma indeminização de 600 euros/ mês para fazer face à mudança. Os que ficarem durante esse mês não receberão esse valor, mas também não pagarão renda”, concluiu.

Quanto ao diferendo que opõe a Câmara Municipal e três empresários, que interpuseram uma providência cautelar, o mesmo continua a ser dirimido no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Beja, não existindo ainda uma decisão final sobre o assunto. O LN apurou que durante a próxima semana as partes vão ser notificadas sobre a entrega de novos documentos por parte dos empresários, existindo depois um período de contestação à decisão judicial e só depois será tomada uma decisão final, que é passível de recurso para o Tribunal Central Administrativo (TCA) , sediado em Lisboa.

Quanto às obras da 1º fase do projeto “Beja Antiga”, as ruas a serem intervencionadas, serão a Rua de D.Dinis, Rua D.Manuel I, Rua de Alcobaça, Largo da Conceição, Rua Abel Viana e Rua dos Infantes, tendo o autarca salientado que se trata de “uma intervenção estruturante, que visa tornar a cidade mais amiga das pessoas com dificuldades de locomoção e que ronda os 700 mil euros”, explicou.

Mercado Municipal

Foi inaugurado em 1965, apresenta uma arquitetura do Estado Novo, e planta retangular, que se desenvolve em torno de pátio central descoberto e localiza-se no centro da cidade. O edifício é constituído por uma cave, rés-do-chão, um pátio interior e um galeria superior, que também é ocupada com sedes de associações. O Mercado está equipado com câmaras frigóricas e fabrico de gelo para os concessionários e vendedores do espaço.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg