(Exclusivo) Beja: Recuperação de edifÃcio da Praça da República custará cerca de 30 mil euros.
A reabilitação da fachada do edifÃcio da Praça da República, em Beja, cuja posse administrativa foi assumida pela Câmara Municipal de Beja, vai custar cerca de 30 mil euros.
Segundo apurou o Lidador NotÃcias (LN), os serviços da autarquia já fizeram o orçamento sobre as obras é efetuar e o valor ronda os 30 mil euros, que depois deverão ser pagos pelos proprietários do edifÃcio, onde no 1º andar do edifÃcio encontra-se instalada, há mais de 40 anos, a sede do Partido Social Democrata (PSD).
As obras deverão ter inÃcio dos próximos dias e depois da montagem dos andaimes na Praça da República e Rua da Cadeia Velha, o edifÃcio receberá melhoramentos na cobertura, com a colocação de novas telhas, intervenções em toda a fachada, além da recuperação de gradeamentos em ferro.
Recorde-se que depois de diversas intimações aos proprietários do edifÃcio sito na Praça da República, em Beja, para a efetivação de obras na fachada, a Câmara Municipal decidiu, no passado dia 30 de junho, assumir a posse administrativa do referido prédio, já que em causa está o perigo para a segurança dos cidadãos que diariamente passam junto ao edifÃcio e à s viaturas que circulam e estacionam próximo da mesma.
No auto de tomada de posse administrativa do edifÃcio publicado pelo “Praça da República” (aqui), pode ler-se que o mesmo tem cinco números de polÃcia (16 a 20) na Praça da República e dois (1 e 3) na Rua da Cadeia Velha.
Lembre-se que no rés-do-chão funcionou durante muitos anos a Farmácia Fonseca, que se encontra atualmente na Rua Sousa Porto.
Teixeira Correia
(jornalista)