Exército: Contingente português que vai comandar a EUTM-RCA partiu a 4 de Janeiro.
Antigo comandante do Regimento de Infantaria I (Beja), coronel Valente Marques, integrado no contingente que partiu para a República Centro Africana.
A Força é comandada pelo Brigadeiro-General Hermínio Maio e é composta por 170 militares de 12 diferentes países, 40 dos quais portugueses. Entre os militares lusos está o coronel Valente Marques (na foto quando foi condecorado pelo Presidente da República), oficial que entre 2 de dezembro de 2015 e 21 de novembro de 2017, foi comandante do Regimento de Infantaria I (Beja).
A Força Nacional Destacada que irá comandar a EUTM-RCA (European Mission Training Mission na República Centro Africana) partiu, na madrugada do dia 4 de Janeiro de 2018, da Base Aérea do Montijo (BA 6).
Durante o ano de 2018 a EUTM-RCA contribui para a reforma do sector de defesa, através do planeamento e execução de actividades de assessoria, formação e treino operacional às Forças Armadas da RCA, em Bangui, em coordenação com a delegação da União Europeia, com a missão das Nações Unidas e, outras organizações internacionais e não-governamentais, presentes na capital da RCA.
As Forças Armadas Portuguesas têm ainda, neste teatro de operações, mais 160 militares ao serviço das Nações Unidas, no âmbito da MINUSCA – United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic.
Teixeira Correia
(jornalista)