Exposição: “Beja Republicana”-conta a história da cidade nos dezasseis anos de existência da I República.


É inaugurada esta sexta-feira, pelas 18h30, no Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial – Beja a exposição “Beja Republicana”.

Promovida pela Câmara Municipal de Beja, com a coordenação científica de Constantino Piçarra (IHC-Universidade Nova de Lisboa), a exposição visa contar a história da cidade nos dezasseis anos de existência da I República (1910-1926).

Numa narrativa onde texto e imagem estabelecem uma relação, uma vezes complementar outras vezes autónoma, a exposição mostra a formação e afirmação do Partido Republicano Português no distrito de Beja.

“Beja Republicana” descreve a evolução política ao nível do poder local, evidencia aspetos marcantes da vida quotidiana da cidade, sublinha as principais realizações do poder republicano municipal e apresenta o panorama da imprensa local.

Para além destes aspetos, a exposição traça ainda o quadro do movimento operário de Beja durante a I República, com referência às suas organizações e principais lutas desenvolvidas.

A exposição estará patente ao público até 12 de novembro.


Share This Post On
468x60.jpg