Fª do Alentejo: Cadáver encontrado em adiantado estado de decomposição.
Corpo de cidadão moldavo, de 35 anos, encontrado sem mãos e descalço em ribeira perto de Canhestros. PJ suspeita de crime.
O corpo de um homem em avançado estado de decomposição foi encontrado na manhã de ontem na ribeira de Canhestros, no troço entre as localidades de Aldeia de Ruins e Canhestros, no concelho de Ferreira do Alentejo.
As autoridades suspeitam que se trata de um cidadão moldavo, de 35 anos, que trabalhava na agricultura e que há cerca de um mês deixou o monte onde habitava com outros compatriotas, sem deixar rasto.
O alerta foi dado às 10,00 horas por um pastor que se abeirou de uma figueira, localizada entre um monte em ruínas e a margem da ribeira para colher uns figos, e viu o corpo meio submerso em água e chamou a GNR, que suspeitando de crime alertou a Polícia Judiciária (PJ) que fez deslocar inspetores da Diretoria do Sul, sediada em Faro.
Quando o cidadão moldavo “deixou” a região, uma compatriota foi ao posto da GNR de Ferreira do Alentejo entregar uma mala com roupa “de um compatriota que tinha abalado sem avisar”. Por não ter sido participado o desaparecimento, não foram feitas quaisquer buscas para encontrar o indivíduo.
O Lidador Notícias (LN) apurou que a traseira do crânio apresenta sinais de ter sido agredido por um objeto contundente que provocou um afundado, as mãos estavam separados do corpo e estava descalço, sem os sapatos estarem junto do corpo. Suspeitas adensaram-se ainda mais pelo facto de existir um passaporte a boiar nas águas da ribeira.
Apesar de ser uma zona onde existem muitos lagostins de água doce, não é crime que tenha sido estes a comer as mãos da vítima, decepando-as do corpo.
Cerca das 17,30 horas de ontem, depois das perícias da PJ, o corpo foi removido para o Gabinete Médico-Legal de Beja, onde deu entrada como sendo um cidadão com “identidade desconhecida”. Agora vão ser feitos testes de ADN para se apurar a verdadeira identidade do indivíduo e se o passaporte encontrado lhe pertencia.
Teixeira Correia
(jornalista)