A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou esta quarta-feira que intercetou um distribuidor ilegal de máquinas de jogo e apreendeu material com um valor estimado de 11 mil euros, no concelho de Ferreira do Alentejo.
Em comunicado, a ASAE explica que, na passada semana, realizou uma operação de prevenção criminal, várias ações de inspeção direcionadas ao combate à exploração ilícita de jogos de fortuna ou azar naquele concelho alentejano, através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora.
No total foram fiscalizados “cinco operadores económicos”, entre os quais “um distribuidor ilegal de máquinas de jogo”, lê-se no comunicado.
A ASAE diz ter procedido a uma busca não domiciliária em viatura, com apreensão de 20 equipamentos destinados à prática de jogo ilegal, um aparelho tecnológico de sincronização e desenvolvimento digital de jogos online e diversa documentação.
Além disso, nesta ação, foi apreendida uma arma ilegal de classe E e foram identificados dois indivíduos, contra os quais foi aberto um processo-crime por posse de arma proibida e exploração de jogos de fortuna ou azar fora dos locais legalmente autorizados.
A ASAE garante ainda que vai continuar a desenvolver ações de combate e repressão, em todo o território nacional, “ao flagelo do jogo ilícito e aos seus crimes conexos”, combatendo e tentando minorar os problemas sociais daí decorrentes.
22 de novembro de 2023: Detidos em flagrante pela ASAE a programar máquinas de jogo ilegais.
Cinco pessoas foram detidas, nos concelhos de Évora, Beja e Ferreira do Alentejo, a programar máquinas de jogo ilegal. A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 156 máquinas de fortuna ou azar e equipamentos (na foto de arquivo) no valor de 160 mil euros.
A ASAE realizou, nas últimas semanas, através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora, uma operação de fiscalização no combate à exploração ilícita de jogos, direcionada a um armazenista e distribuidor que operava nos concelhos de Évora, Beja e Ferreira do Alentejo.
Em resultado da investigação foram instaurados cinco processos-crime pela exploração de jogos de fortuna ou azar, e efetuada a detenção, em flagrante delito, de cinco indivíduos que estavam a programar de forma digital o material de jogo, tendo-se procedido, de imediato, ao desmantelamento de um local clandestino onde se encontrava armazenado o material.
A ASAE apreendeu 156 máquinas de jogo, uma viatura utilizada para a distribuição do material de jogo ilegal, diversos componentes e ferramentas, tudo num valor global estimado em 160 mil euros.