Ferreira do Alentejo: Simulacro de incêndio no antigo Hotel das Picanheiras.


Sob a égide do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo, está a decorrer no antigo Complexo Turístico das Picanheiras, em Ferreira do Alentejo, em simulacro de incêndio e busca em salvamento.

Participam no exercício Equipas de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo, Beja, Serpa e Moura, que testam na sua operacionalidade em contexto de incêndios urbanos.

Tendo em conta que o edifício está há muitos anos sem utilização e em avançado estado de degradação, os bombeiros simulam um incêndio na cozinha e espaços anexos, para depois os operacionais das várias corporações entrarem no seu interior e testarem as capacidades.,

O mesmo edifício foi ontem o local de um exercício em envolveu forças do Exército, para testar a busca e salvamento de reféns em contexto de guerra.

Na manhã de hoje, o muito fumo negro que saia do interior do espeço alertou os condutores e ocupantes de veículos que passavam pelo local, pensando tratar-se de um incêndio.

Recorde-se que as Picanheiras, localizado junto à Estrada Nacional (EN) 121, a cerca de um quilómetro de Ferreira do Alentejo, que era propriedade de uma advogada, que tinha herdado a unidade do seu pai, foi definitivamente encerrado no dia 5 de dezembro de 2016, depois de uma ação inspetiva da ASAE, Serviços de Saúde, GNR e Bombeiros.

A unidade há muito que se encontravam em condições muito degradadas no exterior e interior, e sem condições de albergar hospedes e numa anterior “visita” das autoridades foi dado um prazo para a recuperação da unidade, que nunca ocorreu

Na operação de 5 de dezembro, no interior do edifício, que tem cerca de quatro dezenas de quartos, estavam 119 pessoas, 7 dos quais crianças, todos estrangeiros, romenos, indianos e paquistaneses, que se dedicavam à apanha da azeitona em explorações localizadas no concelho de Ferreira do Alentejo.

Inaugurado em 1983, o Complexo das Picanheiras, apresentava-se na era como um dos espaços hoteleiros inovadores, com piscina, que nunca foi concluída.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg