Força Aérea: BA 11 palco de Festival Aéreo e mais dois exercícios multinacionais.


Depois do Real Thaw que está a decorrer, a Base Aérea (BA) 11 vai receber durante o corrente ano, mais dois exercícios multinacionais e um Festival Aéreo.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), a BA11 será palco do Hot Blade, o maior exercício de helicópteros da Europa, entre 7 e 21 de junho e o ETAP-T, o exercício multinacional de aeronaves de carga, agendado para decorrer entre 3 a 14 de julho. Durante o Hot Blade, revelaram ao LN, realiza-se nos dias 10 e 11 de junho, um Festival Aéreo.

O Real Thaw (RT23) teve início no passado dia 27 de fevereiro e decorre até ao próximo dia 10 março, onde participam forças militares de Portugal, Alemanha, Bélgica, Espanha, Dinamarca, Estados Unidos, Países Baixos, Polónia, forças da NATO e, ainda, forças da Marinha e do Exército e que permite “avaliar e certificar as capacidades operacionais” da Força Aérea, Marinha, Exército, e dos países participantes.

Hot Blade de 7 a 21 de junho

O “Hot Blade” (Lâmina Quente) é o maior exercício multinacional de helicópteros no âmbito do Helicopter Exercise Programme, da Agência Europeia de Defesa (AED), e sob planeamento do Comando Aéreo da Força Aérea Portuguesa. A BA11, recebeu o Hot Blade em 2021, envolveu cerca de 1.500 militares e 26 meios aéreos de Portugal, Áustria, Eslovénia e Holanda. Neste exercício participaram também controladores aéreos avançados (JTAC’s) da Bélgica e observadores da Eslováquia, Itália e Sérvia.

ETAP-T de 3 a 14 de julho

ETAP-T é o exercício multinacional de aeronaves de carga, que se realiza no âmbito do European Tactical Airlift Programme-Training (ETAP-T), que tem como objetivo aumentar a interoperabilidade das operações, expondo as forças participantes a um ambiente operacional complexo. Na edição do ano passado participado forças militares de França, Alemanha, Itália, República Checa, Roménia, Reino Unido e Espanha, além da Força Aérea e do Exército Português. O exercício decorreu, maioritariamente, na zona centro do País e teve como sede a Base Aérea N.º 11.

Festival Aéreo- 10 e 11 de junho

No decurso do “Hot Blade” a BA 11 será cenário de um festival, muito distinto do Festival Air Show que o ano passado decorreu no dia 3 de julho, na BA11, no decurso das comemorações dos 70 anos da Força Aérea Portuguesa.

Esquadra 506 “a casa” dos Embraer KC-390

A nova esquadra a criar, vai ser responsável pela operacionalização dos KC-390, cuja primeira unidade das cinco unidade adquiridas à Embraer chegou à BA11 a 16 de outubro de 2022 e foi formalmente apresentado e entregue pelo Primeiro-ministro, uma semana depois.

A Esquadra 506, cujo nome de batismo ainda não foi revelado pela Força Aérea, junta-se às três outras que já operam na BA11: Esquadra de Instrução 101-“Roncos”, Esquadra de Helicópteros 552-“Zangões” e a Esquadra de Patrulhamento 601-“Lobos”.

Cerca de 10 milhões de investimentos na BA11

Um investimento de 9,8 milhões de euros destina-se à construção do edifício para a Esquadra 501 e para o simulador de voo, obras que custarão 5,3 milhões de euros, e a requalificação do hangar 131-264. O hangar alvo de grande requalificação, foi durante muitos anos “a casa” dos Alpha-Jet, da Esquadra 103-“Caracóis”, suspensa em 2018 com o fim de vida das aeronaves recebidas da Alemanha.

Novo simulador de voo

Aos quase 10 milhões de euros, juntam-se a aquisição das cinco aeronaves KC-390 e do simulador de voo que envolve um montante superior a 606 milhões de euros, a que se juntam mais 221 milhões de euros, ambos acrescidos de IVA, sendo esta última rubrica referente a serviços logísticos, equipamentos eletrónicos e à concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves. Estas despesas foram autorizadas pelo Conselho de Ministros de 11 de julho de 2019, para aquisição daqueles bens ao consórcio Embraer, SA e Embraer Portugal, SA.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg