Força Aérea: Chegada do simulador de voo do KC-390 à BA11, em Beja.


O Lidador Notícias (LN) apurou que o simulador de voo do avião de transporte KC-390 adquirido pela Força Aérea à Embraer, vai chegar hoje à Base Aérea Nº 11 (BA11), em Beja.

A entrega será feita em dois transportes rodoviários, estando a chegada da primeira parte do simulador prevista para as 08,00 horas e a segunda depois das 15,00 horas, não entrando pela Portas de Armas da BA11.

Este é segundo simulador de voo do KC-390, já que o primeiro foi instalado em São José dos Campos, São Paulo, no Brasil, fabricado pela empresa alemã Rheinmetall.

À margem do Beja Air Show, realizado na Base Aérea nº11, em Junho de 2023, sobre o programa de aquisição do avião de transporte que equipará em breve a Esquadra 506 da FAP, o General CEMFA, Gen. Cartaxo Alves, adiantou que o simulador de voo do avião de transporte KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa, chegará “no primeiro trimestre de 2024”, o que acontece um a no depois. Quanto ao avião de transporte KC-390, a Força Aérea já recebeu duas das cinco aeronaves adquiridas à Embraer.

Recorde-se que em julho de 2019, o Conselho de Ministros aprovou a autorização da aquisição ao consórcio Embraer,SA e Embraer Portugal,SA de cinco aeronaves e de um simulador de voo, no valor de 1,017 milhões de euros a que se juntam mais 9,8 milhões de euros investidos pela Força Aérea na requalificação do hangar que para receber o KC-390 e a construção do edifício para o novo simulador que o construtor brasileiro adjudicou à empresa alemã Rheinmetall Defense Eletronics.

Teixeira Correia

(jornalista)

Foto: FAB


Share This Post On
468x60.jpg