Terça-feira, Janeiro 6, 2026

InícioNossa TerraForça Aérea: Concurso de 2,85 milhões de euros, acrescido de IVA, para...

Força Aérea: Concurso de 2,85 milhões de euros, acrescido de IVA, para nova infraestrutura na BA11.

A Força Aérea Portuguesa lançou um concurso público para construir uma nova infraestrutura para a Esquadra de Voo A-29N na Base Aérea n.º 11, em Beja.

A Força Aérea Portuguesa abriu um procedimento concursal para a edificação de uma nova infraestrutura destinada à Esquadra de Voo do novo A-29N Super Tucano, a localizar na Base Aérea n.º 11, em Beja. O concurso estabelece um valor base de 2,85 milhões de euros, acrescido de IVA, e define um prazo de execução de 420 dias.

O aviso foi recentemente publicado em Diário da República e diz respeito a uma empreitada de obras públicas promovida pelo Comando da Logística da Força Aérea, através da Direção de Infraestruturas. A seleção do adjudicatário será feita com base no critério do preço mais baixo apresentado.

A intervenção contempla a construção de um edifício de apoio operacional à Esquadra de Voo do A-29N Super Tucano, incluindo trabalhos de preparação e modelação do terreno, fundações e estrutura em betão armado. Estão igualmente previstos diversos sistemas técnicos, nomeadamente redes elétricas e de comunicações, climatização e ventilação, sistemas de deteção de incêndios e de intrusão, bem como infraestruturas de abastecimento e drenagem de águas, além de arranjos exteriores.

De acordo com as peças do procedimento, a obra será executada no âmbito de um único contrato, não estando prevista a sua divisão em lotes, uma vez que se trata de uma infraestrutura cujas componentes são tecnicamente interdependentes, podendo a separação comprometer a funcionalidade final do edifício.

As propostas deverão ser submetidas exclusivamente por via eletrónica, através da plataforma ACIN, até às 23h00 do dia 28 de janeiro de 2026.

Situada no concelho de Beja, a Base Aérea n.º 11 assume um papel estratégico no dispositivo da Força Aérea Portuguesa, sendo um polo relevante para a formação e operação de sistemas de armas. A construção desta nova infraestrutura pretende reforçar as capacidades operacionais e logísticas associadas à Esquadra de Voo do A-29N.

Notícia: aviação.tv

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes