Força Aérea: KC-390 Embraer deverão estar operacionais na BA11 em março de 2023.


“Garantidamente” foi a expressão utilizada pelo General CEMFA sobre a vinda para a Base Aérea 11, em Beja, da Esquadra que vai operar os KC-390 adquiridos à brasileira Embraer.

Ontem em exclusivo ao Lidador Notícias (LN), após a cerimónia do hastear das bandeiras que assinalavam as comemorações do 70º aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP), o General Cartaxo Alves, Chefe do Estado Maior da Força Aérea (CEMFA), sobre a chegada das aeronaves brasileiras e da vinda da Esquadra da BA6, do Montijo, revelou que “não sei se serão os Bisontes a vir, mas o KC serão de certeza”, justificou.

Recorde-se que naquela unidade da FAP está a Esquadra 501-“Bisontes”, que opera os C-130H e a Esquadra 502-“Elefantes”, os Airbus C-295M, ambas dedicadas ao transporte, como é a nova aeronave KC-390

O General CEMFA, concretizou que “estão a ser reformuladas as infraestruturas da BA11 e também no Bairro que vão ficar prontas em agosto/setembro e a partir dessa data vamos receber a primeira aeronave que não vai entrar diretamente no efetivo”, acrescentando que a partir e Beja, leia-se BA11, “a aeronave vai levar a dois meses/dois meses e meio a fazer uma avaliação operacional e a inserir equipamentos que só ser inseridos em Portugal, que tem a ver com a engenharia da FAP”, concretizou.

Cartaxo Alves, pormenorizou que depois o KC-390 “vai fazer testes e de seguida a sua certificação, para que em março de 2023 entre no dispositivo da Força Aérea e possa começar a cruzar os céus de Beja operacionalmente”, concluiu.

Finalmente, o Chefe do Estado Maior da Força Aérea garantiu que, “a partir daí todo o dispositivo, quer de pessoas quer aeronaves, e a partir dessa data (março de 2023) vai começar a chegar de forma sequencial a Beja … garantidamente”, rematou Cartaxo Alves.

Cerca de 10 milhões de investimentos na BA11

Um investimento de 9,8 milhões de euros destina-se à construção do edifício para a Esquadra 501 e para o simulador de voo, obras que custarão 5,3 milhões de euros, e a requalificação do hangar 131-264.

O hangar alvo de grande requalificação, foi durante muitos anos “a casa” dos Alpha-Jet, da Esquadra 103-“Caracóis”, suspensa em 2018 com o fim de vida das aeronaves recebidas da Alemanha.

Novo simulador de voo

Aos quase 10 milhões de euros, juntam-se a aquisição das cinco aeronaves KC-390 e do simulador de voo que envolve um montante superior a 606 milhões de euros, a que se juntam mais 221 milhões de euros, ambos acrescidos de IVA, sendo esta última rubrica referente a serviços logísticos, equipamentos eletrónicos e à concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves. Estas despesas foram autorizadas pelo Conselho de Ministros de 11 de julho de 2019, para aquisição daqueles bens ao consórcio Embraer, SA e Embraer Portugal, SA.

Treinados no Brasil

Os primeiros tripulantes portugueses do KC-390, pilotos e operadores de carga, já foram treinados no Brasil junto da Ala 2, em Anópolis, com o pessoal do 1º Grupo de Transporte de Tropas “Esquadrão Zeus”, da Força Aérea Brasileira (na foto). O treino foi concluído em novembro de 2021.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg