Força Aérea: Parada militar e Festival Aéreo em Beja a 3 de julho.
As comemorações do 70º aniversário da Força Aérea têm na BA11 e na cidade de Beja os seus pontos mais altos com uma Parada Militar e o Festival Aéreo.
A Força Aérea, no âmbito das comemorações do 70.º aniversário, vai realizar uma Parada Militar vai realizar-se na Avenida Vasco da Gama com a Tribuna de Honra a ser montada junto ao Estádio Flávio dos Santos. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República e Chefe Supremo das Forças Armadas deverá marcar presença na cerimónia.
Tal como aconteceu em Braga, nas Comemorações do 10 de junho, vai ser colocada em exposição, junto à Casa da Cultura uma aeronave F-16MLU da Força Aérea Portuguesa, bem como experimentar o simulador de voo e os óculos de realidade virtual, onde pode assistir a um voo de F-16.
A Força Aérea Portuguesa (FAP) está a preparar o maior Festival Aéreo de sempre, estando presentes várias esquadrilhas de voos de diversos país da NATO. No dia 3 de julho a FAP vai dar cor aos céus de Beja!
Recorde-se que desde 2010 que a Força Aérea não tem patrulha acrobática, depois de ter extinto os “Asas de Portugal”, na sequência de um acidente com um avião Alpha-Jet, no dia 13 de Junho de 2009. O avião ficou danificado após a efetivação de um voo rasante que resultou num toque na copa de uma árvore, em Lisboa, durante os treinos para a exibição das últimas festas da cidade.
Na altura a patrulha “Asas de Portugal” foi suspensa, o piloto que pertencia à Esquadra 103 (Caracóis), estacionada na Base Aérea 11, foi sancionado com a reforma compulsiva. No mesmo processo foram ainda punidos com repreensões mais quatro militares da FAP, um oficial e três sargentos.
Englobada nas comemorações do 70.º aniversário, a Força Aérea realizou, no dia 5 de junho, na Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, o Dia de Base Aberta. Foram cerca de 16 mil as pessoas que se deslocaram até à BA 6.
O próximo dia de Base Aberta está marcado para o próximo mês, o Aeródromo de Manobra N.º 1, em Ovar, vai estar de portas abertas ao público.
Teixeira Correia
(jornalista)