Força Aérea: Portugal comprará em breve aviões A-29 Super Tucano da Embraer.


A Embraer deverá em breve ter a sua primeira venda do Super Tucano no padrão OTAN, com a Força Aérea Portuguesa (FAP) adquirindo o modelo de ataque leve ao solo.

O A-29N foi lançado há poucos anos pela Embraer e é uma aeronave “NATO Ready”, ou seja, usa os mesmos sistemas de comunicação e dados do padrão da Aliança do Atlântico Norte, assim como o cargueiro KC-390.

Com isso, não é necessário que o avião, que é líder na categoria de ataque leve, seja modificado para operar dentro da OTAN, que sempre preza pelo padrão por se tratar de uma aliança multinacional.

E neste contexto, Portugal optou pela aeronave, como anunciou recentemente o Ministro da Defesa, Nuno Melo: “No que tem de ver com as indústrias de defesa, outro ponto que identificamos como prioritário, estamos neste momento a ultimar o que será a concretização de uma aeronave à imagem do KC-390, que tem dado grande resultado convenhamos, mas uma aeronave de ataque ao solo de base Embraer, com tecnologia portuguesa incorporada num projeto que vai ver a luz do dia e que vai ser legalmente aprovado passando do plano para a concretização política e legislativa para muito em breve, refiro me ao Super Tucano e uma fábrica de munições”.

A função nesta aeronave na FAP será preencher a lacuna deixada pelos jatos de treinamento avançado Alpha-Jet, que já deram baixa do serviço português, assim como servir de apoio ao Exército em conflitos terrestres, principalmente na missão da ONU na República Centro-Africana.

Notícia: Lidador Notícias/aeroin.net


Share This Post On
468x60.jpg