O primeiro paÃs estrangeiro a receber o maior avião fabricado no hemisfério sul, o Embraer KC-390, é Portugal e o voo de entrega começou ontem em São Paulo (Brasil) e termina na BA11, em Beja.
A aeronave já havia ido antes a Portugal, mas para demonstrações e análises, agora, no entanto, ocorre a entrega oficial.
Fabricado no Brasil pela Embraer, o KC-390 já é operado hoje pela Força Aérea Brasileira (FAB), que participou ativamente no design do projeto, que visa substituir o Lockheed C-130 Hércules no Brasil e no exterior.
Portugal é um dos parceiros de fabricação do modelo, que tem partes feitas em Évora e também é o primeiro cliente da OTAN para a aeronave militar brasileira.
Agora, após meses de testes e preparação das tripulações portuguesas, o primeiro avião está a ser entregue. De matrÃcula FAP-26901, o jato saiu da fábrica da Embraer Defesa & Segurança em Gavião Peixoto, no interior paulista, na noite de terça-feira (ontem).
De São Paulo, o avião voou direto para Recife, onde fará uma escala técnica antes de seguir para a Ilha do Sal em Cabo Verde, última paragem antes de chegar na Base Aérea nº 11 em Beja, no sul de Portugal.
A aeronave pode ser acompanhada em voo em tempo real clicando neste link ou neste link, enquanto estiver em voo.
NotÃcia: Lidador NotÃcias/ aeroin.net