Como parte dos esforços para ampliar as capacidades da aeronave de transporte tático Embraer KC-390 Millennium, a Força Aérea Portuguesa (FAP) anunciou sua adesão ao projeto liderado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Embraer para desenvolver uma variante equipada com sistemas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
O anúncio foi feito durante a feira LAAD Defence & Security e marca o início de uma colaboração voltada para o desenvolvimento e integração de um sistema de missão modular instalado na aeronave, preservando sua capacidade multimissão.
O objetivo principal é adaptar o KC-390 por meio de um kit modular do tipo roll-on/roll-off, que permita a instalação de equipamentos ISR sem comprometer sua capacidade multimissão. Durante a cerimônia, foi revelada uma imagem conceitual do sistema, que incluiria sensores, estações de trabalho e, eventualmente, mísseis antinavio instalados em pilones subalares, em uma configuração facilmente adaptável e removível de acordo com o tipo de missão.
O Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, destacou: “O trabalho colaborativo com a Embraer está evoluindo de forma eficiente e estruturada, o que permite uma avaliação abrangente do KC-390 Millennium para as necessidades atuais e futuras da Força Aérea Brasileira. Vemos um grande potencial na aeronave para missões de ISR e patrulha marítima. A Força Aérea Brasileira dá as boas-vindas à Força Aérea Portuguesa por se juntar a este estudo, trazendo seu conhecimento e experiência para otimizar a possível solução.”
Por sua vez, Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, celebrou a ampliação do esforço conjunto, afirmando: “Estamos muito satisfeitos com a decisão da Força Aérea Portuguesa de se juntar aos estudos para esta nova aplicação do KC-390 Millennium. Desde o início do programa, nossos parceiros brasileiros e portugueses foram cruciais para que o KC-390 se tornasse um sucesso operacional e técnico inegável.”
O KC-390 Millennium apoia-se em características avançadas como sua robustez estrutural, aviônica moderna, sistemas de autoproteção e capacidades de comunicação tática. Esses atributos tornam a aeronave uma plataforma atrativa para receber modificações que ampliem seu espectro operacional, com potencial para missões ISR, patrulha marítima e outras tarefas especializadas. Caso o projeto avance, o KC-390 em sua variante de patrulha marítima poderá eventualmente substituir os P-3AM Orion da FAB e os P-3C (P-3C CUP+) da FAP.
Fonte: zona-militar.com
Créditos das imagens: Embraer.