Freguesias: Eleitos da CDU de Santa Vitória e Mombeja exigem alteração da “Lei Relvas”.


“Exigimos as nossas freguesias de acordo com a vontade das populações” é com esta esperança e o anseio que os Eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Santa Vitória e Mombeja defendem a reposição das duas freguesias.

Em comunicado os eleitos comunistas revelam, que levaram uma moção “Pela reposição das freguesias” à reunião de 22 de dezembro de 2021, a qual foi aprovada com quatro votos a favor e três abstenções e enviada a diversas instituições políticas.

“Na reunião da Assembleia de Freguesia que teve lugar no dia 27 de setembro de 2022, os eleitos da CDU questionaram o atual executivo da Junta de Freguesia sobre que mecanismos legais e administrativos foram providenciados desde dezembro até setembro para a reposição das freguesias, o qual respondeu que a moção foi enviada para as entidades acordadas e que nada mais tinha sido feito”, justificam os eleitos comunistas.

Os eleitos da CDU consideram que a Lei nº 39/2021 de 24 de junho, aprovada pelo Partido Socialista, “é uma lei muito limitativa e contra a vontade das populações e reafirmam o compromisso com a população da União de Freguesias de tudo fazer para que as freguesias de Santa Vitória e de Mombeja sejam repostas e que irão até às últimas instâncias para conseguir esse objetivo”.

No dia 6 de novembro do corrente ano realizaram uma reunião em Mombeja para auscultar a população e, na sequência dessa reunião, dinamizaram um abaixo-assinado em colaboração com as populações de Mombeja, Santa Vitória e Mina da Juliana.

“Este abaixo-assinado subscrito por 242 eleitores que reclamam a alteração da Lei nº 39/2021 de 24 de junho que impede a reposição das suas freguesias foi levado pelos eleitos da CDU à última reunião da Assembleia de Freguesia realizada no passado dia 6 de dezembro, para que fosse aprovado o seu envio pela Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Santa Vitória e Mombeja para a Assembleia da República, Câmara Municipal de Beja e Assembleia Municipal de Beja, dado a importância desta reivindicação”, concretizam.

Depois de alguma reflexão e discussão, foi aprovado o seu envio pela Assembleia de Freguesia, com cinco votos a favor e duas abstenções. No passado dia 19 de dezembro o abaixo-assinado foi enviado para os órgãos atrás mencionados sempre com a esperança e o anseio de que a lei seja alterada e que as freguesias de Santa Vitória e de Mombeja sejam repostas de acordo com a vontade das suas populações.

“Podem as populações da União das Freguesias de Santa Vitória e Mombeja contar com o empenho e intervenção dos eleitos da CDU sobre os seus problemas, direitos e aspirações, bem como contar com esta intervenção como força decisiva na luta pela construção da alternativa política que a nossa freguesia e o nosso concelho precisam”, finalizam os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia daquela União de Freguesias.


Share This Post On
468x60.jpg