É votado hoje no plenário da Assembleia da República o projeto lei que visa restaurar 299 novas freguesias para o próximo ato eleitoral autárquico. O projeto de lei é subscrito por PSD, PCP, PS, BE, Livre e PAN.
No caso de Odemira, Colos e Vale de Santiago já existem, mas terão de ceder espaço e património à de Bicos e, por isso, são incluÃdas na lista de freguesias a restaurar.
Aljustrel: União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, Almodôvar: União de Freguesias de Almodôvar e Graça dos Padrões e União de Freguesias de Santa-Clara a-Nova e Gomes Aires, Ferreira do Alentejo: União de Freguesias de Alfundão e Peroguarda e União de Freguesias de Ferreira do Alentejo e Canhestros, Moura: União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, Odemira: União de Freguesia de Colos, Bicos e Vale de Santiago, Ourique: União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia e Serpa: União de Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo.
Infografia do Jornal de NotÃcias sobre freguesias a desagregar: https://www.jn.pt/7176295545/saiba-quais-as-freguesias-que-vao-ser-separadas-em-2025/
Teixeira Correia
(jornalista)