Joga-se hoje a última jornada do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Beja (AFBeja) e o Campeão Distrital pode não ascender na próxima temporada ao Campeonato de Portugal.
Em causa está o facto de o clube não cumprir as nomas impostas pela Federação Portuguesa de Futebol, que passam pela Certificação e Licenciamento dos clubes. O Despertar, 1º classificado desloca-se a Moura e o Castrense, 2º classificado, defronta o Mineiro Aljustrelense no campo deste.
Despertar Sporting Clube, de Beja, e Futebol Clube Castrense, de Castro Verde, são os dois únicos emblemas que podem chegar ao tÃtulo e caso o clube bejense termine no primeiro lugar e consiga o tÃtulo distrital, não pode ascender ao Nacional, porque não está licenciado.
Se for o Castrense a levar o tÃtulo para Castro Verde, a situação ainda não é muito clara no seio da direção. Há quem defenda que o clube só deve subir se for primeiro, mas há quem defende que de forma direta ou por convite, o clube não deve ascender ao Nacional.
Para além de Serpa e Vasco da Gama de Vidigueira, que disputaram esta temporada o Campeonato de Portugal, na A.F.Beja só quatro clubes cumprem os regulamentos federativos: Castrense, Mineiro Aljustrelense, Moura e Praia de Milfontes.
Caso o Despertar consigo o tÃtulo, a associação vai ter que convidar um destes quatro clubes que possuem a Certificação e o Licenciamento. Em Castro Verde a situação ainda não está definida e a decidiu só será tomada após a disputa da jornada de amanhã. Em Aljustrel e Moura, a situação económica dos dois clubes não é famosa e a subida pode acarretar grandes custos e graves problemas no futuro. Por fim surge o Praia de Milfontes, um clube que nunca disputou os Campeonatos Nacionais e que pode assumir o lugar de subida, caso a situação passe pelo convite da A.F.Beja.
Caso nenhum dos quatro clubes aceitem participar no Campeonato de Portugal, caberá à Federação Portuguesa de Futebol a indicar quem ocupará a vaga dos clubes da associação bejense.
A participação dos clubes dos distritais na Taça de Portugal não está sujeita às normas dos campeonatos, daqui que a presença de Castrense ou Penedo Gordo, que jogarão a final da Taça distrito de Beja, ou do 2º classificado do Campeonato Distrital não estão em causa.
Teixeira Correia
(jornalista)