Militares do Posto Territorial de Moura detiveram na passada quinta-feira dois homens com 27 e 30 anos, por furto de azeitona, no concelho e apreendidos 290 quilos de azeitona. São já 47 os detidos e quase 36 toneladas de azeitona furtadas.
Uma denúncia levou os militares do Comando Territorial de Beja a uma propriedade onde os suspeitos no momento em que estavam a apanhar a azeitona sem autorização do proprietário, motivo que levou às suas detenções em flagrante.
No seguimento da ação foi realizada uma busca ao veículo dos suspeitos que culminou com a apreensão de 290 quilos de azeitona, uma máquina manual para a apanha da azeitona no solo, conhecida como ouriço, e a própria viatura. Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moura.
Desde o início da Campanha da Azeitona 2022, cuja apanha começou no passado dia 15 de outubro, já foram furtadas quase 36 toneladas, em concreto 35.951 quilos, em 11 furtos em diversos olivais dos concelhos de Beja e Moura, detidas 47 pessoas, incluindo sete mulheres, com idades compreendidas entre os 16 e os 61 anos de idade, e apreendidas 7 máquinas manuais para a apanha da azeitona no solo e dez viaturas, entre as quais um BMW topo de gama.
Cinco dos furtos ocorreram no concelho de Beja, o maior furto foi registado no dia 18 de novembro, quanto um número indeterminado de indivíduos em cerca de quatro horas levaram 30 toneladas de azeitona, tendo no total sido furtados 32.530 quilos. No concelho de Moura há a o registo de seis furtos num total de 3.421 quilos.
O “modus operandi” é sempre o mesmo, introduzem-se nas propriedades sem autorização dos legítimos proprietários e não forem as denúncias destes ou das ações de vigilância dos militares da GNR, acaba por conseguir levar por diante os seus intentos.
Os 47 detidos foram constituídos arguidos e os processos remetidos aos Tribunais Judicias de Beja e Moura, a fim dos autores dos furtos serem julgados e punidos. Com exceção de 25 das 30 toneladas do maior furto de Beja, a GNR recuperou a restante azeitona e entregou aos seus legítimos proprietários.
Teixeira Correia
(jornalista)