Governo: Cria o Prémio de Saúde Pública Francisco George.
No mesmo dia, na passada sexta-feira, em que Francisco George se despediu do cargo de Diretor-geral da Saúde, o Governo publicou em Diário da República (DR), a criou o “Prémio de Saúde Pública Francisco George”. O Presidente da República vai condecorar George com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.
Francisco George, que na passada sexta-feira faz a sua última intervenção como Director-geral da Saúde, cargo que ocupou durante 12 anos, vai ser condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, anunciou o Presidente da República. Nesse mesmo dia, era publicada em DR, a criação do “Prémio de Saúde Pública Francisco George” e aprovado o respetivo regulamento.
Com a instituição do prémio, o Ministério da Saúde, “pretende distinguir esta personalidade que se destacou na área da saúde pública em Portugal”, e com a sua criação visa “o objetivo de distinguir os trabalhos e estudos de investigação, inéditos e inovadores, em temas de saúde pública de relevante interesse e impacte para a defesa da saúde pública”, área onde Francisco George se destacou.
O Prémio a atribuir é pecuniário, no montante de 5 mil euros, e sempre que o júri considere que se justifica pode ainda atribuir menções honrosas, até ao máximo de duas. O anúncio público da abertura oficial das candidaturas ao Prémio realiza-se no dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e a apresentação das candidaturas decorrerá no perÃodo de 1 de junho a 31 de agosto.
Recorde-se que Francisco George está ligado ao Alentejo, nomeadamente ao distrito de Beja, e a sua primeira relação, enquanto profissional, foi como delegado de saúde de Cuba e posteriormente em Beja, onde viveu durante muitos anos. Em Beja, além de técnico superior de saúde foi também professor na Escola Superior de Enfermagem.
A condecoração com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, que lhe será imposta, por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, será a segunda, uma vez que já recebera das mãos de Jorge Sampaio, em 2006, a condecoração de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
O próximo cargo que Francisco George deverá ocupar será o de presidente da Cruz da Vermelha Portuguesa.
Teixeira Correia
(jornalista)
Créditos da foto: Jornal Público (edição online)