Incêndios: Lista prioritária para limpeza de terrenos tem 1142 freguesias.


O número de freguesias com áreas que apresentam maior risco de incêndios aumentou em relação ao do ano passado. No distrito de Beja há 16 das 75 freguesias ou uniões de freguesias.

Em 2018, tinham sido 1049. Este ano, de acordo com o despacho conjunto dos ministérios da Administração Interna e da Agricultura, que foi esta quinta-feira publicado em “Diário da República”, estão assinaladas 1142 freguesias.

Na lista constam 16 das 75 freguesias ou uniões de freguesias existentes no distrito de Beja, sendo nove no concelho de Odemira, quatro no de Mértola, duas no de Almodôvar e um no de Ourique.

Almodôvar (2): São Barnabé- 1.ª e União das Freguesias de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires 2.ª

Mértola (4): Alcaria Ruiva- 2.ª, Espírito Santo- 2.ª, Mértola- 1.ª e Santana de Cambas- 2.ª

Odemira (9): Relíquias- 2.ª, Sabóia- 1.ª, São Luís- 2.ª, São Martinho das Amoreiras- 2.ª, Luzianes-Gare- 1.ª, Boavista dos Pinheiros- 1.ª, Santa Clara-a-Velha- 1.ª, São Salvador e Santa Maria- 1.ª e São Teotónio- 1.ª

Ourique  (1): Santana da Serra- 2.ª

Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, explicou ao JN que além das 98 novas freguesias que entraram para a lista, houve cinco que saíram por causa de terem ardido em 2018, como aconteceu com Alferce e Monchique, por causa do incêndio de agosto. Houve ainda duas que passaram da primeira para a segunda prioridade no nível de perigosidade.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg