“ABC-Covid”, projeto algarvio de combate à pandemia vence prémio de 50 mil euros.
A edição deste ano do Prémio Fundação Manuel António da Mota distinguiu o projeto “ABC-Covid”, desenvolvido pela Associação para o Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve. O prémio tem o valor de 50 mil euros.
O “ABC-Covid dedicou-se à produção e distribuição de álcool-gel, zaragatoas e kits de diagnóstico para todo o paÃs. Também criou um laboratório para a realização de testes, um sistema de colheita de amostras e uma plataforma de informação para profissionais de saúde, além de ter impulsionado a investigação com base nos testes serológicos.
O ABC-Algarve Biomedical Center é a instituição com quem a CIMBAL e algumas autarquias do distrito têm celebrado protocolos para a realização de testes à covid-19.
A Fundação, que escolheu como tema do prémio a frase “Portugal vence a Covid-19”, sublinhou que o projeto foi importante “para mitigar a propagação da covid-19 no paÃs”. Também destacou o “impacto” deste “na população do Algarve, Baixo Alentejo e Alentejo Litoral”.
A organização premiada integra o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, a Faculdade de Medicina e o Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade da região.
Â
Â
Â
Â