O anúncio de procedimento relativo a este concurso público foi publicado, em Diário da República (DR), na segunda-feira, 12. O documento já foi retificado duas vezes porque o original não continha todos os locais da obra.
A empreitada financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), consiste na melhoria das condições de circulação e segurança no IP8, entre Ferreira do Alentejo, após a rotunda com a Estrada Regional 2, e Beja, antes da rotunda com o Itinerário Principal 2, incluindo a construção da nova variante à localidade de Beringel.
No primeiro anúncio constavam os troços a efetuar nas Freguesias de Figueira dos Cavaleiros e na União das Freguesias de Ferreira do Alentejo e Canhestros, ambas no concelho de Ferreira do Alentejo.
No segundo anúncio, primeira retificação, publicado no dia 15 de fevereiro, era somente feita a referência aos troços a requalificar na Freguesia de Beringel e na União das Freguesias de Beja (Santiago Maior e São João Baptista), ambas no concelho de Ferreira do Alentejo
Na terça-feira, foi publicada a segunda retificação ao local de execução do concurso foram finalmente definidos os troços na União das Freguesias de Ferreira do Alentejo e Canhestros e União das Freguesias de Alfundão e Peroguarda, ambos o concelho de Ferreira do Alentejo, na Freguesia de Beringel, na União das Freguesias de Santa Vitória e Mombeja, na União das Freguesias de Trigaches e São Brissos e União das Freguesias de Beja (Santiago Maior e São João Baptista), estas últimas quatro no concelho de Beja.
O concurso público lançado pela empresa Infraestruturas de Portugal (IP) para a requalificação do Itinerário Principal 8 (IP8) entre Ferreira do Alentejo e Beja, tem um preço-base de 38 milhões de euros. O prazo de apresentação das propostas termina às 17h00 do próximo dia 20 de março.
Teixeira Correia
(jornalista)