IPBeja: Conselho Geral aprecia situação de convulsão interna na instituição.


Realizou-se ontem uma reunião do Conselho Geral, órgão consultivo do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), com o objetivo de analisar a situação que se vive na instituição com as demissões dos oito diretores e subdiretores das quatro escolas.

Fonte do Conselho Geral revelou ao Lidador Notícias (LN) que “estivemos duas horas a partir pedra. Demos parecer favorável à demissão/exoneração dos oito demissionários. Foi marcada nova reunião para o próximo dia 6 de fevereiro, onde a presidente vai apresentar os novos dos diretores e subdiretores por nomeados”, concluiu.

Segundo apurou o LN, haverá alguma intransigência de professores das diversas escolas do IPBeja para assumir os lugares dos seus colegas demissionários, sendo voz corrente que a presidente iram recorrer a professores externos à instituição nomeadamente de estabelecimentos de ensino de Évora e Portalegre.

Tal como o LN revelou a 7 de dezembro, tudo começou com a demissão dos oito elementos que integravam as direções das quatro escolas superiores do Instituto, pedido conjunto apresentado dois dias antes, à presidente da instituição, Maria de Fátima Carvalho, “por discordância com as suas decisões”.

Mas a situação agravou-se depois de no passado dia 13, terem sido publicadas no “Diário do Alentejo” declarações de Maria de Fátima Carvalho, tidas como “indisfarçáveis ataques” que os demissionários consideram que lhes foram encarreirados na mensagem de Ano Novo dirigida à Comunidade Académica pela presidente.

No início da passada semana, em documento emitido pelos oito demissionários, estes consideram que as declarações de Maria de Fátima Carvalho eram “a todos os títulos ofensivas da nossa honra e do nosso bom nome, o mesmo se podendo dizer das acusações de desespero e da afirmação de inverdades”.

Demissionários/Exonerados

ESAgrária: Diretor- Manuel Joaquim Marques Patanita e Subdiretora: Patrícia Alexandra Dias Brito Palma, ESEducação: Diretor- Maria João Pinheiro da Silva e Subdiretora- Pedro Bento, ESTecnologia e Gestão: Diretor- José Filipe dos Reis e Subdiretora- Marta Amaral e ESEnfermagem: Diretora- Antonieta Medeiros e Subdiretora- Ana Clara Nunes.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg