Ensino Superior com mais três mil vagas. Instituto Politécnico de Beja com mais onze (11). Passa de 525 para 536 lugares.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) divulgou ontem o reforço de 3080 vagas no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, tendo o IPBeja sido contemplado com mais 11 lugares.
A instituição de Ensino Superior de Beja tinha no total 525 vagas passando agora a ter 536 lugares. No reforço de vagas nas 30 instituições, referidas pelo MCTES o IPBeja só supera seis delas: Instituto Universitário de Lisboa (0 vagas), Escolas de Enfermagem de Lisboa e Coimbra (2 cada), Instituto Politécnico de Santarém (8) Escola Hotelaria do Estoril e Escola de Enfermagem do Porto (9 cada).
Segundo o MCTES as vagas no ensino superior público crescem para um total de 56043 vagas, aumentando mais 3080 vagas face ao valor divulgado inicialmente em julho de 2021, o que representa um aumento de 6% face ao número de vagas inicialmente fixado, incluindo mais 160 vagas nos cursos com maior concentração de melhores alunos.
As novas vagas ficam já disponÃveis na 1.ª fase do concurso nacional de acesso 2021/22 No âmbito do regime geral de acesso 2021 serão agora disponibilizadas um número total de 56043 vagas, o que representa um aumento de aumento de 6% face ao número de vagas inicialmente fixado.
O reforço de vagas agora definido resulta de um esforço de mobilização das instituições de ensino superior para responder ao apelo feito pelo Governo na sequência do elevado número de candidaturas à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público, o qual atingiu um novo máximo de cerca de 63 mil candidaturas, sendo o mais elevado desde 1996.
Teixeira Correia
(jornalista)