Número de municÃpios que abdicam da totalidade da receita do imposto a favor dos contribuintes vai aumentar em 2021. Não há nenhum dos catorze do distrito de Beja.
No próximo ano, mais câmaras municipais vão devolver parte ou a totalidade da receita de IRS a que têm direito a favor dos seus contribuintes (e eleitores). De acordo com o levantamento feito pelo JN/Dinheiro Vivo, serão 137, mais três do que neste ano.
No distrito de Beja só três municÃpios, Mértola, Castro Verde e Odemira, devolvem parte do IRS aos contribuintes, entre 2,75 e 4,8%, os restantes onze não devolvem nada aos contribuintes, no caso, Aljustrel, Alvito, Almodôvar, Barrancos, Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo, Moura, Ourique, Vidigueira e Serpa.
Numa década, o número de autarquias a abdicar de parte ou a totalidade do imposto subiu de 66 para 137, mais do que duplicou. Mesmo assim, ainda representam apenas 44,4% dos 308 municÃpios. A lista não está fechada, uma vez que as autarquias ainda podem comunicar a decisão sobre esta matéria até ao final de dezembro.