Justiça: Entraram de pistolas em punho em habitação em São Teotónio (Odemira).


Três indivíduos empunhando pistolas sequestraram seis pessoas em São Teotónio (Odemira). Foram absolvidos desses crimes. Dois dos três arguidos continuam presos.

No dia 20 de março do ano passado, três indivíduos, com idades entre os 28 e os 37 anos, de pistola em punho irromperam por uma habitação localizada em São Teotónio, concelho de Odemira, tendo sequestrado primeiro duas mulheres e três menores, dois rapazes e uma rapariga, para amedrontar as vítimas uma das mulheres foi agredida com um cajado.

Quando o marido e pai de três dos sequestrados abriu a porta da residência foi surpreendido por um dos indivíduos que lhe apontou uma pistola à cara. Depois meteram-no num quarto onde o amarraram e agrediram.

Após o julgamento o Coletivo de juízes decidiu absolver os arguidos da prática de todos os crimes de que estavam acusados, tendo-os condenado pela prática em coautoria material de dois crimes de roubo na forma tentada. Quando entraram na habitação os arguidos gritavam e perguntavam: “Onde está o dinheiro ? Onde está a droga ?”.

Os arguidos Ricardo Guerreiro, de 30 anos, e Álvaro Tavares, de 28 anos, foram condenados na pena de dois anos por cada por cada um dos crimes e em cúmulo jurídico na pena única de três anos de prisão efetiva, continuam em prisão preventiva.

Valeriano Pinheiro, de 37 anos, foi condenado na pena de um ano e seis meses de prisão por cada um dos crimes e num cúmulo jurídico de dois anos de prisão, suspensa na execução por igual período, tendo sido declarada como cessada a medida de prisão preventiva que sobre ele pendia, tendo sido restituído à liberdade.

Duas das vítimas vão receber cada uma, 500 euros a título de arbitramento de indemnização civil.

Os indivíduos foram detidos pela Polícia Judiciária de Setúbal cinco meses após os crimes, depois das autoridades terem visionado as imagens do sistema de video-vigilância de um hipermercado e de uma gasolineira, que se mostraram essenciais para a identificação dos assaltantes e posterior detenção dos mesmos, que chegaram ao local do roubo, em três viaturas.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg